BusinessTimes

Dropbox anuncia demissões de 500 funcionários para focar em inteligência artificial

27 abr 2023, 15:19 - atualizado em 27 abr 2023, 15:19
inteligência artificial Bloomberg GPT Dropbox inteligência artificial demissões demissão layoff IA
CEO da Dropbox diz que a oportunidade diante da empresa, com inteligência artificial, é “maior do que nunca”. (Imagem: Leonardo Rubinstein Cavalcanti/MidJourney)

O provedor de armazenamento de dados Dropbox, empresa que fornece serviços de armazenamento em nuvem, disse nesta quinta-feira (27) que reduzirá sua força de trabalho global em 16%, ou 500 funcionários, devido a impactos causados na desaceleração do mercado, e ao foco no desenvolvimento em inteligência artificial.

Em e-mail enviado aos funcionários, e publicado no blog oficial da empresa, o CEO Drew Houston, diz que a oportunidade diante da empresa, com inteligência artificial, é “maior do que nunca”, bem como a “necessidade de agir com urgência para aproveitá-la”.

“Nos últimos meses, a inteligência artificial capturou a imaginação coletiva do mundo, expandindo o mercado potencial para nossa próxima geração de produtos alimentados por inteligência artificial mais rapidamente do que qualquer um de nós poderia ter previsto. No entanto, esse impulso também alertou nossos concorrentes para muitas das mesmas oportunidades”, escreve.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • Entre para o Telegram do Money Times! Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

Dropbox demite 16% da força de trabalho

O CEO da Dropbox coloca que a redução de força de trabalho está atrelada ao foco da empresa no desenvolvimento de novas tecnologias referentes a inteligência artificial, e que tentou realocar funcionários “o máximo o possível”.

“Em um mundo ideal, simplesmente mudaríamos as pessoas de uma equipe para outra. E fizemos isso sempre que possível. No entanto, nosso próximo estágio de crescimento requer uma combinação diferente de conjuntos de habilidades, principalmente em inteligência artificial e desenvolvimento de produtos em estágio inicial”.

Houston ainda afirma que a empresa tem trazido “grandes talentos” para essas áreas nos últimos dois anos e que irão precisar de ainda mais.

“A era da IA ​​da computação finalmente chegou. Acreditamos há muitos anos que a inteligência artificial nos dará novos superpoderes e transformará completamente o trabalho do conhecimento. E estamos construindo esse futuro há muito tempo, como o pipeline de produtos deste ano demonstrará”, escreve.

Ao final de 2022, a Dropbox contava com 3.118 empregados em tempo integral, dos quais 2.583 estavam localizados nos Estados Unidos.

No e-mail, Houston diz reconhecer o impacto que esta decisão tem sobre os funcionários da Dropbox afetados e suas famílias, e assumir totalmente a decisão e “o caminho que nos trouxe até aqui.”

“Se você foi impactado, receberá um convite de calendário nos próximos 30 minutos para um 1:1 com um líder em sua equipe e um membro da equipe de pessoas para passar os detalhes de sua partida, pacote e para faça qualquer pergunta que você possa ter. Você também terá algum tempo hoje e amanhã para encerrar e se despedir dos colegas”, comunica.

Repórter do Crypto Times
Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Repórter do Crypto Times, e autor do livro "2020: O Ano que Não Aconteceu". Escreve sobre criptoativos, tokenização, Web3 e blockchain, além de matérias na editoria de tecnologia, como inteligência artificial, Real Digital e temas semelhantes. Já cobriu eventos como Consensus, LabitConf, Criptorama e Satsconference.
leonardo.cavalcanti@moneytimes.com.br
Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Repórter do Crypto Times, e autor do livro "2020: O Ano que Não Aconteceu". Escreve sobre criptoativos, tokenização, Web3 e blockchain, além de matérias na editoria de tecnologia, como inteligência artificial, Real Digital e temas semelhantes. Já cobriu eventos como Consensus, LabitConf, Criptorama e Satsconference.