AgroTimes

Drones no agro: Empresa busca faturar R$ 150 milhões com estreia no setor

07 out 2023, 10:00 - atualizado em 09 out 2023, 8:14
drones agro
Aplicações de herbicidas, pesticidas e fertilizantes por meio de drones pode resultar em uma economia de até 70% (Foto: Gohobby)

A Gohobby, uma das principais distribuidoras de drones na América Latina, busca investir no setor agro, responsável por quase 25% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.

A empresa, que já atua nas áreas de consumer e enterprise, identificou uma crescente demanda do setor agrícola para aplicação de drones de pulverização para melhorar a eficiência dos produtores.

Assim, a empresa espera faturar R$ 150 milhões apenas com drones de agricultura da DJI (empresa chinesa fabricante dos dispositivos) nos próximos 12 meses.

Diante dessa oportunidade, a Gohobby passou a atuar também no setor agro, a partir do segundo semestre de 2023.

“Nosso compromisso com a inovação nos levou a explorar novos territórios, e a parceria com a DJI Agriculture (fabricante dos dispositivos) foi uma combinação natural. Ao unirmos nossos esforços, temos a capacidade de trazer as melhores soluções tecnológicas para o setor agrícola, contribuindo para a otimização das operações, o aumento da produtividade e a redução do impacto ambiental”, explica Adriano Buzaid, CEO da Gohobby.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Foco da empresa no agro

As regiões Norte e Nordeste do Brasil têm sido o foco da marca nesse primeiro momento, mas já existem contratos com produtoras do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Além da parceria comercial com os revendedores, a Agro Scout, empresa com soluções de Imagens, Inteligência Artificial e insights agronômicos, também é uma parceira da Gohobby, que traz uma experiência de soluções baseadas em dados e agricultura de precisão.

“Nós acreditamos firmemente que a tecnologia tem o poder de revolucionar a maneira como cultivamos alimentos e nutrimos o planeta. Ao fornecer soluções inovadoras para a agricultura, estamos empenhados em desempenhar um papel vital na alimentação do Brasil, garantindo que as práticas agrícolas sejam eficazes, sustentáveis e capazes de enfrentar os desafios futuros”, completa Buzaid.

Além de disponibilizar os drones, a Gohobby possui uma plataforma online voltada para a capacitação dos parceiros chamada Universidade Gohobby, com treinamentos teóricos sobre produtos, operação das aeronaves e um treinamento prático presencial.

A Gohobby ressalta que os drones não existem para substituir os pulverizadores terrestres ou áereos, mas complementar os processos, de acordo com o manejo de cada produtor – por exemplo, aplicação em áreas onde o pulverizador terrestre não consegue entrar, seja por declividade ou até mesmo por risco de atolamento.

Dependendo da cultura, existe uma perda em percentual de produtividade por amassamento do pulverizador, que, com aplicação via drone, não existe.

Assim, a prática de aplicações de herbicidas, pesticidas e fertilizantes a partir de drones resulta em uma economia de até 70%.