BusinessTimes

Downloads do app da corretora Robinhood, epicentro do caso GameStop, saltam

02 fev 2021, 14:29 - atualizado em 05 fev 2021, 10:43
Robinhood
Isso representa um salto de 394% em relação à semana anterior para o Robinhood (Imagem: REUTERS/Brendan McDermid)

O aplicativo da corretora Robinhood registrou mais downloads do que qualquer outro aplicativo de negociações nos EUA na semana passada, apesar das preocupações de que restrições às transações envolvendo algumas ações populares, como GameStop (GME) afugentariam alguns usuários.

O aplicativo teve 2,1 milhões de downloads nos Estados Unidos no Google Play e na App Store na semana passada, enquanto investidores do Reddit e outras plataformas de mídia social se organizavam para comprar ações que haviam sido vendidas a descoberto por fundos de hedge de Wall Street, de acordo com dados da Sensor Tower.

Isso representa um salto de 394% em relação à semana anterior para o Robinhood.

Esses dados podem ajudar a aliviar temores de investidores do Robinhood de que as restrições impostas na semana passada para lidar com o volume de ordens tiraria usuários do aplicativo antes de uma oferta pública inicial planejada para este ano.

Muitos usuários do Reddit acusaram o Robinhood de apoiar os fundos de hedge ao impor restrições.

O presidente-executivo do Robinhood, Vlad Tenev, argumentou que as restrições são necessárias para proteger sua plataforma, dada a garantia necessária para sustentar muitas das negociações.

A plataforma “experimentou um crescimento recorde durante alguns dos dias mais desafiadores operacionalmente na semana passada, já que o Robinhood continuou a liderar os downloads de aplicativos do setor na semana passada por uma larga margem”, escreveram analistas do JPM Securities na segunda-feira, citando dados da SimilarWeb.

O Robinhood não quis comentar.

As corretoras concorrentes também estão se beneficiando do boom dos investidores de varejo. O aplicativo Social Finance teve o maior crescimento semanal em termos percentuais, com 900%, seguido pelo Fidelity com 751%, disse a Sensor Tower.

Uma pesquisa da Mizuho Securities mostrou que alguns investidores que usavam o Robinhood estavam insatisfeitos e trocaram o aplicativo por plataformas como Cash, Stash e Fidelity.

“Acreditamos que isso pode levar a algum nível de movimentação das contas, mas quanto mais rápido empresas como a Robinhood voltam às operações normais, menos atrito esperamos”, escreveram analistas do JPM.

reuters@moneytimes.com.br