Mercados

Achamos o fundo do poço? Wall Street tem a maior alta desde 1933

24 mar 2020, 17:35 - atualizado em 24 mar 2020, 18:22
Mercados Wall Street NYSE
O Dow Jones subiu 11,37%, para 20.704,91 pontos (Imagem: REUTERS/Andrew Kelly)

O índice Dow Jones disparou nesta terça-feira, registrando seu maior ganho percentual diário desde 1933, depois de parlamentares dos Estados Unidos afirmarem que estão próximos de um acordo para um pacote de resgate econômico, o que injetou uma dose de otimismo nos mercados, que ainda se recuperam da mais forte onda de vendas desde a crise financeira.

Todos os três principais índices acionários norte-americanos se recuperaram fortemente da brutal queda de segunda-feira, à medida em que o surto de coronavírus forçava nações inteiras a paralisarem serviços.

Democratas e republicanos disseram nesta terça-feira que estavam próximos de um acordo em torno de um pacote de estímulo de 2 trilhões de dólares, que tem o objetivo de fornecer auxílio financeiro aos norte-americanos desempregados e ajudar setores da economia em dificuldades.

A esperada medida legislativa se soma às agressivas ações anunciadas pelo Federal Reserve (Fed, banco central do país) nos últimos dias, incluindo a compra de títulos corporativos e o anúncio de que o banco central dos EUA fará empréstimos diretos a empresas.

King Lip, estrategista-chefe de investimentos da Baker Avenue Asset Management, em San Francisco, disse que as expectativas sob o pacote de estímulo estão gerando otimismo em Wall Street, mas ressalvou que sua gestora ainda está esperando o momento de voltar às compras no mercado.

“Com todo esse estímulo, precisamos apenas de um catalisador para acender o fogo”, disse Lip. “Essa faísca será o pico dos casos e, quando começar a haver diminuição, acho que é quando tudo vai ficar claro.”

Investidores também ficaram satisfeitos depois que o presidente Donald Trump disse na segunda-feira que estava estudando como reativar parte da atividade empresarial quando se encerrar na semana que vem uma paralisação de 15 dias, apesar da rápida disseminação do vírus, que é altamente contagioso, e de hospitais mal equipados que podem enfrentar uma onda de óbitos pela doença.

O Dow Jones saltou 11,37%, terminando em 20.704,91 pontos. O S&P 500 subiu 9,38%, para 2.447,33 pontos. O Nasdaq Composite avançou 8,12%, para 7.417,86 pontos.

Boeing impulsionou os ganhos do Dow, saltando quase 21% depois de o presidente-executivo da companhia, Dave Calhoun, dizer que a fabricante de aviões espera que o jato 737 MAX retorne aos céus em meados do ano. As ações da Boeing perderam quase dois terços de seu valor até agora em 2020.

(Atualizada às 18h21)

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar