Internacional

Donald Trump pode ser reeleito? Saiba o que esperar de um possível segundo mandato

17 jan 2024, 12:00 - atualizado em 17 jan 2024, 12:00
donald trump eleições eua
Após vitória estrondosa em Iowa, o que esperar de um segundo mandato de Trump? (Imagem: REUTERS/Jonathan Ernst)

Após o resultado das primárias do Estado de Iowa, nos Estados Unidos (EUA), o país viu Donald Trump liderar a corrida eleitoral, conquistando 20 delegados dos 1.215 necessários para que o Partido Republicano nomeie seu candidato. O passado pode se repetir e trazer de volta o ex-presidente dos EUA?

Seguido por Trump, estão outros companheiros de partido: Ron DeSantis, com nove delegados, e Nikki Haley, com oito. A diferença entre os participantes é enorme e a vitória de Trump em Iowa foi histórica. Alguns pontos importantes em sua vitória foram:

  • Ele conquistou uma variedade de eleitores, dos mais jovens aos mais velhos, e tanto homens quanto mulheres;
  • Trump conquistou eleitores evangélicos e conservadores da direita radical. Algo que ele não havia conseguido em 2016, ano em que foi eleito;
  • O ex-presidente obteve o maior número de votos em 98 dos 99 condados do Estado de Iowa. No condado em que perdeu, a diferença foi de apenas um voto;
  • Apesar de em seus discursos Trump ter afirmado que nunca perdeu em Iowa, essa é sua primeira vitória no Estado. Em 2016, ele perdeu para Ted Cruz.

Vivek Ramasway, executivo em biotecnologia que conquistou três delegados em Iowa, desistiu da campanha e declarou seu apoio a Trump. Asa Hutchinson também saiu da corrida eleitoral.

Quais são as principais questões enfrentadas por Trump?

Donald Trump enfrenta atualmente 91 acusações em quatro processos eleitorais. Além disso, seu nome foi retirado das cédulas das primárias de dois Estados, Colorado e Maine.

A retirada de seu nome nas cédulas ainda é uma questão que precisa ser analisada pela Suprema Corte dos EUA, já que a decisão precisa ser unânime para todo o país.

Para Denilde Holzhacker, professora de Relações Internacionais da ESPM e especialista em Estados Unidos, esse ponto vai além da importância para a eleição de Trump, passando também pela lógica do sistema político e eleitoral americano e o quanto essa decisão poderia fragilizar esses sistemas.

As acusações sofridas por Trump passam por um fator que esteve em alta durante 2023: as fragilidades enfrentadas pelas democracias globais. O ex-presidente é acusado de ter incitado seus apoiadores a negar a vitória de Joe Biden, seu concorrente à época e hoje também.

Em 6 de janeiro de 2021, os eleitores de Trump atacaram o Capitólio em Washington, um dos símbolos da democracia dos Estados Unidos. Mas essa situação não foi um motivo para que os eleitores desistissem do ex-presidente, visto sua vitória estrondosa em Iowa.

Denilde afirma que os processos enfrentados por Trump na justiça nunca foram elementos a serem considerados pelo seu eleitorado, que apoiou o ex-presidente com base em uma retórica de que essas acusações eram apenas conspirações e perseguições políticas.

O que esperar de um segundo mandato de Donald Trump

Durante um possível segundo mandato de Donald Trump, a professora afirma que os temas serão praticamente os mesmos enfrentados durante sua primeira gestão, mas agora com outros fatores em questão.

Uma das principais questões que deverá ser enfrentada é a presença dos EUA em guerras, o que afeta o mundo como um todo. A participação em tensões no Oriente Médio e na guerra entre Rússia e Ucrânia gera mais pressão na economia, o que não será ignorado pela população.

Outro ponto constantemente retomado pelo candidato é a questão da imigração. Para Holzhacker, “o Trump tem tido posições de que é preciso conter as crises na América Central para impedir a chegada de imigrantes. Então possivelmente vai ter uma mudança de ênfase com relação à América Latina“.

Temas que também devem ser pauta da agenda econômica de Trump, vista pelo eleitorado como um período muito positivo na história do país, são: a dívida pública crescente, aliada a uma necessidade de rever gastos, mais embates com a China e políticas protecionistas.

As próximas primárias ocorrem no Estado de New Hampshire, em 23 de janeiro. De acordo com o site 538, Trump deve ter 43% dos votos, Nikki Haley 30% e DeSantis 6%.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Estagiária
Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Apaixonada pela escrita e pelo audiovisual, ingressou no Money Times em 2023.
giovanna.pereira@moneytimes.com.br
Linkedin
Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Apaixonada pela escrita e pelo audiovisual, ingressou no Money Times em 2023.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar