Empresas

Dona da Decolar é comprada por US$ 1,7 bilhão por controladora do iFood

23 dez 2024, 10:05 - atualizado em 23 dez 2024, 13:01
decolar despegar
CEO da Despegar afirma que a transação traz valor para os acionistas e que é a parceria ideal para impulsionar o crescimento da empresa. (Imagem: Divulgação/Decolar)

A empresa de tecnologia de Amsterdã Prosus anunciou, nesta segunda-feira (23), a compra da agência de viagens online Despegar, dona do site Decolar no Brasil, por US$ 1,7 bilhão. A Prosus é controladora do iFood.

Segundo o comunicado, o valor corresponde a US$ 19,50 por ação, o que representa um prêmio de 33% em relação ao preço de fechamento das ações da Despegar em 20 de dezembro de 2024 e de 34% sobre o preço médio ponderado por volume (VWAP) dos últimos 90 dias.

Fundada na Argentina em 1999, a Despegar opera em mais de 19 mercados na América Latina. A empresa processa mais de 9,5 milhões de transações anuais, gerando US$ 5,3 bilhões em reservas brutas, US$ 706 milhões em receita e um EBITDA reportado de US$ 116 milhões com base nos resultados de 2023.

Fabricio Bloisi, CEO do Grupo Prosus, afirma que a aquisição reflete a estratégia da companhia de construir valor por meio de um ecossistema de negócios complementares de alta qualidade. “A Despegar é uma empresa altamente lucrativa, com uma posição de mercado atraente e uma equipe de gestão experiente – tornando-a uma adição natural à nossa presença na América Latina”, disse.

Já Damián Scokin, CEO da Despegar, ressalta que a transação traz valor significativo para os acionistas e que a Prosus é a parceira ideal para impulsionar o crescimento da empresa.”Para nossos clientes, isso significa acesso a um portfólio expandido de serviços, melhores experiências, maiores benefícios de fidelidade e soluções mais completas, adaptadas às suas necessidades”, completou.

A Prosus afirma enxergar um potencial significativo em alavancar seu ecossistema de consumidores na região da América Latina para aumentar o crescimento e o engajamento dos usuários do Despegar, ao mesmo tempo em que planeja introduzir novos produtos e serviços para fortalecer a proposta de valor da plataforma. A aquisição também criará sinergias entre o Despegar e outros negócios regionais, como o iFood e a Sympla.

A conclusão da transação está sujeita à aprovação dos acionistas da Despegar, ao recebimento de autorizações regulatórias e às condições habituais, com previsão de fechamento no segundo trimestre de 2025.

Editora
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
juliana.americo@moneytimes.com.br
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.