Dólar tem pouca alteração frente ao real após aprovação da PEC no Congresso
O dólar tinha pouca variação em relação ao real nesta quinta-feira, com investidores digerindo a aprovação da PEC da Transição no Congresso em sessão de poucos catalisadores no âmbito internacional.
Às 10:07 (de Brasília), o dólar à vista recuava 0,04%, a 5,2026 reais na venda.
Na B3, às 10:07 (de Brasília), o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento subia 0,12%, a 5,2105 reais.
O Congresso Nacional promulgou na noite de quarta-feira a PEC da Transição, garantindo uma vitória ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva ao aumentar o teto de gastos no ano que vem em 145 bilhões de reais para o pagamento do Bolsa Família
“Na minha visão, foi uma vitória grande para Lula, pois ele vai iniciar o mandato com dinheiro em caixa. Agora, o receio do mercado pode ficar em torno da sustentabilidade fiscal”, disse Márcio Riauba, gerente da mesa de operações da StoneX, destacando que, para além dos gastos com o Bolsa Família, a PEC também abre margem de 23 bilhões de reais nas contas do próximo ano para investimentos.
O governo de transição pretendia que a PEC pudesse ampliar o teto de gastos por dois anos para custeio do Bolsa Família, mas a ideia enfrentou resistências na Câmara, resultando na aprovação da exceção à regra fiscal somente para o ano que vem.
Para a Genial Investimentos, “do ponto de vista político, a redução do prazo significa que o futuro governo terá de gastar uma grande parte de seu capital político com a negociação do novo regime fiscal, que precisa ser aprovado até agosto de 2023, o que deverá dar um grande poder de barganha ao Legislativo no primeiro ano do futuro mandato”.
Enquanto digeria as consequências da aprovação da PEC, o mercado brasileiro também ficava atento à agenda de Lula, que deve dar um pronunciamento na manhã desta quinta-feira, com expectativa de anúncio de vários ministros.
Já na parte da tarde, o futuro ministro da Fazenda Fernando Haddad deve anunciar novos nomes de secretários de sua pasta.
No exterior, o dólar tinha pouca alteração contra uma cesta de seis pares fortes, em sessão de poucos catalisadores, uma vez que um dos grandes focos do mercado neste ano, o Federal Reserve, já realizou sua última reunião de política monetária de 2022.
Nesta quinta-feira, será divulgada a última leitura do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos para o terceiro trimestre, bem como dados semanais de auxílio-desemprego.
Na véspera, a moeda norte-americana negociada no mercado interbancário fechou com variação negativa de 0,03%, a 5,2045 reais na venda.
O Banco Central fará neste pregão leilões de venda conjugados com leilões de compra de moeda estrangeira, em que aceitará até 2 bilhões de reais.
A autarquia também fará leilão de até 18.930 contratos de swap cambial tradicional para fins de rolagem do vencimento de 2 de janeiro de 2023.
(Atualizada às 10:12)