Dólar tem alta firme, aqui e lá fora, com Fed mais agressivo no radar após inflação americana
O dólar à vista tem alta firme e sobe quase 2% frente ao real, negociado na casa de R$ 5,19.
No fim da manhã, a moeda norte-americana reduziu os ganhos exibidos após a divulgação dos dados de inflação ao consumidor nos Estados Unidos (CPI, na sigla em inglês), que vieram acima do esperado em agosto.
Em poucos minutos, o dólar renovou máximas sucessivas a R$ 5,20.
Alta de 1 p.p. no radar
Lá fora, o Dollar Index ganhou ímpeto e sobe mais de 1%, aos 109,7 pontos. Antes do dado sair, o índice que mede a força da moeda norte-americana em relação aos seus principais pares caía no patamar de 107,6 pontos.
Com a inflação acumulando alta de 8,3% em 12 meses, ante expectativa de alta de 8,0%, o mercado passou a considerar uma alta de 1 ponto percentual (p.p.) pelo Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) na semana que vem.
O estrategista da RB Investimentos, Gustavo Cruz, avalia que esses números criam dúvidas para a reunião do Fed, em novembro.
“Acredito que isso vai subir a aposta de alta de 0,75 p.p. Além disso, aponta que o mercado tenha que colocar novamente as expectativas de inflação norte-americana para um patamar mais alto”, comenta
O cenário é de um dólar mais forte ante uma política monetária mais contracionista por parte do Fed, reforça Cruz.
Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais…Clique aqui e siga agora nosso perfil!