Dólar sobe e Bolsa cai por conta de especuladores, diz Lula
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar nesta quinta-feira (17) a regra do teto de gastos e a reação do mercado financeiro ao seu discurso.
“Ah, mas se eu falar isso vai cair a bolsa, vai aumentar o dólar. Paciência”, disse durante discurso no Egito, onde participa da cúpula da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o clima COP27.
Para Lula, o dólar não aumenta e a bolsa não cai por conta das “pessoas sérias, mas por conta dos especuladores que vivem especulando todo santo dia”.
Nesta quinta, os mercados começavam o dia no negativo, em parte sob influência dos índices estrangeiros, mas também após novas sinalizações sobre o Orçamento.
Por volta das 9h25, o Ibovespa futuro recuava 1%, aos 109,3 mil pontos, e o dólar subia 1% a R$ 5,46.
Bolsa, dólar e teto
Lula disse que a regra do teto de gastos deveria restringir o pagamento de juros ao sistema financeiro e garantir a manutenção dos desembolsos para a área social.
“Quando você coloca uma coisa chamada teto de gastos, tudo o que acontece é tirar dinheiro da saúde, tirar dinheiro da educação, tirar dinheiro da ciência e tecnologia, tirar dinheiro da cultura”, disse.
“Você tenta desmontar tudo aquilo que faz parte do social e você não mexe num centavo do sistema financeiro, você não mexe num centavo daquele juro que os banqueiros têm que receber”.
Lula voltou a dizer que é necessário ter uma meta de inflação, mas ao mesmo tempo também repetiu que é preciso ter uma preocupação simultânea com o crescimento econômico.
“Nós temos que cumprir meta de inflação, sim, mas nós temos que ter meta de crescimento. Temos que ter algum compromisso de crescimento, de geração de emprego, porque senão como é que você vai garantir que a riqueza seja distribuída?”, indagou.
*Com informações da Reuters
Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!