Dólar recua próximo aos R$ 5, de olho na guerra em Israel; veja o que movimenta os mercados
O dólar começou a segunda-feira (16) em queda e recuava 0,51%, cotado a R$ 5,0542, por volta das 9h. Os mercados estão de olho no conflito que se desenrola no Oriente Médio, visto que a guerra entre Israel e o grupo Hamas está em um momento crítico.
Ao longo dos últimos dias, o exército israelita ameaçou entrar em Gaza e até deu alguns prazos para a população sair do norte da região. A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que, pelo menos, 2,3 milhões de pessoas vivam por lá.
A agenda de indicadores não está muito forte nesta volta de feriado prolongado, com destaque para o Relatório Focus, do Banco Central. Também é esperada a divulgação do Índice Empire State, que mede a atividade industrial nos Estados Unidos.
Para a semana, a expectativa do mercado estará nos dados dos setores de varejo e serviços, além do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br).
- A empresa queridinha da Empiricus: Analista revela qual é a ação da melhor companhia do Brasil. Saiba mais no Giro do Mercado, clique aqui e descubra.
Mercados lá fora
Analistas da Guide Investimentos avaliam que o risco de o conflito se alastrar no Oriente Médio é um que os mercados seguem monitorando, especialmente com os riscos inflacionários que isso impõe. O petróleo (Brent) segue acima dos U$ 90/barril, embora hoje ele esteja operando próximo da estabilidade.
Wall Street opera em alta nesta manhã. Em Nova York, às 9h, os futuros de S&P 500, Dow Jones e Nasdaq avançavam 0,38%, 0,50% e 0,19%, respectivamente.
Na agenda de indicadores internacional, tem Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre na China; inflação na Zona do Euro e Reino Unidos; e Livro Bege nos Estados Unidos.