Moedas

Índice dólar recua após queda do risco de uma nova paralisação do governo

13 fev 2019, 8:30 - atualizado em 13 fev 2019, 8:41
(Pixabay)

Por Investing.com – Depois de oito dias de vitórias consecutivas, o dólar finalmente recuou no início do pregão na Europa nesta quarta-feira, com a demanda por ativos portos-seguros enfraquecendo sob sinais de que o governo federal dos EUA não irá fechar novamente este ano.

Pequenas notáveis: as small caps mais indicadas pelos analistas em fevereiro

O presidente norte-americano Donald Trump disse na terça-feira que não está feliz com um acordo preliminar no Congresso que alocará apenas um quarto do valor que ele buscou para um muro na fronteira sul dos EUA, foi apenas parte de um total de US $ 23 bilhões que agora foi alocado à segurança da fronteira.

Além disso, o apetite de risco foi reforçado por um forte indício de que Trump rejeitará o prazo de 1 de março para a imposição de novas tarifas sobre as importações chinesas, se os EUA e a China progredirem bastante em abordar várias questões comerciais nesse meio tempo.

“Se estamos perto de um acordo …”, disse Trump. O yuan chinês cresceu durante a noite sobre o comentário.

Às 06h15 o índice dólar, que mede a força da moeda frente a uma cesta ponderada de seis principais moedas, estava em 96,82, abaixo da alta de 97,18, registrada durante a noite.

Outras moedas, o euro e a libra subiam um pouco, mas os ganhos do euro foram limitados por comentários do presidente do banco central holandês Klaas Knot, que disse ao Financial Times que a atual desaceleração da economia na zona do euro “pode durar alguns trimestres”.

Knot é um dos formuladores de política mais agressivos do Banco Central Europeu e sua cautela ilustra até que ponto o BCE reduziu suas ambições de retornar as taxas de juros a níveis normais à medida que a economia enfraquecia.

A libra subia para US $ 1,2898, depois que o canal ITV informou os comentários do principal negociador da primeira-ministra britânica, Theresa May, Olly Robins, no qual Robins previu que May ofereceria ao Parlamento uma opção entre seu acordo de retirada da UE ou uma longa extensão ao processo Brexit.

As Melhores Ações da Bolsa: Clique aqui e conheça agora

Essa abordagem parece reduzir o risco de que o Reino Unido deixe de funcionar na UE em 29 de março, sem acordos transitórios para salvaguardar o comércio com seu maior parceiro comercial.

Também durante a noite, o kiwi subia mais de 1,5% contra o dólar americano, após o Banco Central da Nova Zelândia, declarar que provavelmente manterá sua taxa básica inalterada pelo resto do ano, desafiando as expectativas de cortes nas taxas. O foco do mercado nesta quarta-feira vai se voltar para o Riksbank, da Suécia, que elevou sua taxa básica pela primeira vez em sete anos em dezembro, mas que pode moderar sua perspectiva em sua reunião de políticas hoje.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.