Dólar recua e Ibovespa futuro avança nesta terça (30); veja o que move o dia
O dólar abria o pregão desta terça-feira (30) em queda. Por volta das 9h00, a moeda recuava 0,27%, a R$ 5,0149.
A moeda norte-americana amplia a baixa de 0,88% do fechamento de segunda-feira (29), quando era vendida a R$ 5,0329.
Ainda nesta manhã, o Ibovespa futuro opera em alta. Às 9h05, o índice valorizava 0,32%, cotado a 114,4 mil pontos.
Na véspera, o índice futuro fechou o pregão também no verde, com alta de 0,06%, a 114.210 pontos.
Mercados hoje
Ibovespa hoje: Ações globais sobem, mas petróleo cai, em meio à crise de energia
O Ibovespa deve acompanhar a recuperação engatada pelos mercados internacionais nesta terça-feira (30), um dia após a queda em Wall Street apagar os ganhos dos negócios locais. Os índices futuros das bolsas de Nova York amanheceram em alta, beneficiados pelo recuo do petróleo.
Embora as ações globais e os preços da commodity industrial sejam tradicionalmente correlacionados de forma positiva, percebe-se um movimento mais recente de divergência entre ambas as classes de ativos. E o que explica essa discrepância é o temor de uma segunda onda inflacionária por causa da crise de energia.
Os riscos de desabastecimento em pleno inverno – no hemisfério norte, mas especialmente na Europa – assustam os investidores, que não encontram alento no discurso dos bancos centrais dos dois lados do Atlântico Norte. Ao contrário.
O tom agressivo (“hawkish”) do Federal Reserve e do Banco Central Europeu (BCE) de aumento mais forte dos juros para combater a inflação ainda elevada pode acelerar uma rápida piora dos dados econômicos, arrastando o mundo de vez para uma recessão global.
*Com Olivia Bulla
Siga o Money Times no Facebook!
Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!
Disclaimer
O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.