Mercados

Dólar cai e Ibovespa futuro sobe na abertura desta segunda; veja o que move os mercados

25 jul 2022, 9:08 - atualizado em 25 jul 2022, 9:27
Mercados
Dólar cai e Ibovespa futuro sobe na abertura desta sexta (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

O dólar operava em queda na abertura do pregão desta segunda-feira (22), acompanhando movimento semelhante dos mercados de câmbio globais, com o foco na reunião de política monetária do Federeal Reserve, mais tarde nesta semana. Por volta das 9h00, a moeda norte-americana recuava 0,40%, a R$ 5,4748

Na sexta-feira (22), a moeda encerrou a sessão negociado a R$ 5,2130, avanço de 0,41%, acumulando acumula uma valorização de 1,74% na semana.

Ainda nesta manhã, o Ibovespa futuro abria o dia em alta. Às 9h05, o índice valorizava 0,55%, cotado a 100,5 mil pontos.

Na véspera, o índice futuro fechou o pregão no verde, com valorização de 0,13%, a 99.950 pontos.

Mercados hoje

Os ativos de risco estão abrindo com um leve tom positivo a semana de decisão do banco central dos Estados Unidos, o Federal Reserve, na quarta-feira, e de dados de PIB e inflação na zona do euro, na sexta-feira.

A aposta majoritária de que o Fed subirá a taxa de juros novamente em 0,75 pp, ao contrário do 1 pp que se chegou a ser especulado, reduz a aversão ao risco nesta manhã. Porém, isso não significa que os investidores estão com maior apetite.

O fantasma da recessão global continua assustando o mercado financeiro, em meio à percepção de que o Fed não irá encerrar o ciclo de aperto monetário diante do ambiente de inflação ainda alta e apesar da perda de tração da economia dos Estados Unidos. Porém, o foco em Wall Street se desloca para uma agenda recheada de balanços.

Na Europa, os sinais de recessão são ainda mais claros. Hoje, o índice Ifo sobre o sentimento de negócios na Alemanha caiu ao nível mais baixo desde junho de 2020. As preocupações com os altos preços de energia e a escassez de gás russo reduzem o alívio com o retorno do fluxo pelo Nord Stream I à região.

Por aqui, a incerteza sobre qual será a âncora fiscal do próximo governo mantém a pressão no mercado de juros futuros e no câmbio, encurtando o fôlego de alta do Ibovespa. Mas as atenções da bolsa brasileira nesta semana se voltam para a temporada de balanços, que ganha força e traz como destaque os resultados trimestrais de Petrobras (PETR3PETR4) e Vale (VALE3), ambos na quinta-feira. Portanto, os próximos dias prometem ser agitados nos mercados, o que demanda certa cautela nesta segunda-feira.

*Com Olivia Bulla

*Com informações da Reuters

Money Times é Top 10 em Investimentos!

É com grande prazer que compartilhamos com você, nosso leitor, que o Money Times foi certificado como uma das 10 maiores iniciativas brasileiras no Universo Digital em Investimentos. Por votação aberta e de um grupo de especialistas, o Prêmio iBest definirá os três melhores na categoria de 2022. Se você conta com o nosso conteúdo para cuidar dos seus investimentos e se manter sempre bem-informado, VOTE AQUI!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar