Ibovespa futuro avança e dólar recua nesta segunda (12); veja o que move o dia
O dólar abriu o pregão desta segunda-feira (12) em queda. Por volta das 9h00, a moeda recuava 0,41%, a R$ 5,1251. O papel fechou sexta-feira (9) em baixa de 1,13%, vendido a R$ 5,1471.
Ainda esta manhã, o Ibovespa futuro operava em alta. Às 9h05, o índice valorizava 0,38%, cotado aos 113,9 mil pontos.
Na véspera, o índice futuro fechou o pregão no verde, com alta de 2,30%, aos 113.565 pontos.
Mercados hoje
Ibovespa hoje: Mercados absorvem discurso do Fed e ampliam rali, à espera da inflação nos EUA
O Ibovespa deve pegar carona no rali dos mercados internacionais nesta segunda-feira (12), ampliando os fortes ganhos registrados na última sexta-feira (9). De um modo geral, os ativos de risco iniciam a semana em um tom positivo, com alta das bolsas e commodities, enquanto o dólar se enfraquece.
Os investidores parecem ter absorvido o discurso agressivo (“hawkish”) dos bancos centrais para combater a inflação elevada e mostram maior apetite por risco, relegando as incertezas em relação à atividade na Europa e na China. Porém, a dinâmica recente mais se assemelha a uma acomodação técnica do que a uma mudança de tendência.
Ou seja, o movimento atual pode ser apenas uma recuperação dos mercados globais após a queda a partir da segunda quinzena de agosto. O fôlego de alta será testado nesta semana, ainda mais diante da expectativa pelos dados de inflação nos Estados Unidos.
O índice de preços ao consumidor americano (CPI, na sigla em inglês) será divulgado na quarta-feira (14) e deve calibrar as apostas em relação à decisão do Federal Reserve na semana que vem. Por ora, a chance de um novo aumento de 0,75 ponto percentual (pp) neste mês está praticamente consolidada, com 90%.
*Com Olivia Bulla
Siga o Money Times no Facebook!
Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!
Disclaimer
O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.