Mercados

Dólar oscila sem rumo único, mas sobe com ajuste técnico, eleições e exterior

30 set 2022, 12:06 - atualizado em 30 set 2022, 12:06
dólar
Dólar tem manhã volátil em meio à formação de preço da taxa Ptax de fim de mês, exterior e à espera das eleições, no domingo (Imagem Unsplash)

O dólar à vista exibe volatilidade nas primeiras horas de pregão e opera sem direção única frente ao real em dia de ajuste técnico de fim de mês, à véspera da eleição e seguindo o exterior.

Por volta das 11h55 (de Brasília), a moeda norte-americana subia 0,2%, cotada perto de R$ 5,41 para venda. Lá fora, o Dollar Index tinha ligeira queda de 0,1%, acima dos 112,1 pontos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Taxa Ptax

Na última sessão do mês e do trimestre, investidores comprados e vendidos travam a costumeira disputa técnica pela formação de preço da taxa Ptax – média das cotações apuradas pelo Banco Central (BC). O que reflete no movimento volátil.

Eleições 

Além disso, o viés de proteção prevalece no último pregão antes da eleição, no domingo. Ontem, foi realizado o último debate entre os presidenciáveis, na TV Globo. Para analistas, o encontro entre os candidatos pouco deverá mudar o cenário eleitoral até a ida de brasileiras e brasileiros às urnas.

O analista político da Levante, Felipe Berenguer, avalia que o encontro de presidenciáveis foi marcado pela intensa troca de acusações entre eles, além de uma série de pedidos e concessões de direitos de resposta. Portanto, houve pouco espaço para a discussão de propostas de governo.

“O desfecho do último encontro de presidenciáveis não terá grande repercussão nas intenções de voto”, diz.

Ontem, no início da noite, foi divulgada a pesquisa Datafolha mostrando que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato pelo PT, segue à frente com 50% da intenção de votos. Enquanto o presidente Jair Bolsonaro, que tenta a reeleição pelo PL, soma 36%.

MONEY TIMES NAS ELEIÇÕES 2022!

Assista à série especial com as propostas para a economia dos candidatos à Presidência da República! Siga o Money Times no Facebook!