Dólar opera sem rumo único com feriado nos EUA, de olho na Europa
O dólar à vista opera praticamente estável frente ao real nesta segunda-feira (5), mas exibe uma certa volatilidade em dia de feriado nos Estados Unidos.
Há pouco, com a liquidez reduzida, a moeda norte-americana tinha ligeira alta perto de 0,1%, negociada na casa dos R$ 5,16 para venda.
Apesar do feriado norte-americano, o Dollar Index opera em alta e exibe mais um dia de ganhos em relação aos seus principais pares.
Novamente, o índice passou dos 110 pontos, ainda no maior nível em mais de 20 anos.
Para o diretor de câmbio da Correparti, Jefferson Rugik, o dólar oscila sem rumo único acompanhando a força no exterior e a entrada de fluxo estrangeiro na bolsa brasileira.
Sem EUA, Europa no foco
Sem o pregão nos Estados Unidos, o mercado olha com mais atenção para a Europa, região que vem sofrendo com a crise de energia.
Agora, houve uma nova interrupção do fluxo de gás do gasoduto Nord Stream 1, anunciado pela estatal de energia da Rússia, a Gazprom. O retorno do funcionamento do duto ainda não tem previsão.
Nesta semana, tem a decisão de política monetária do Banco Central Europeu (BCE), com expectativa de elevação da taxa de juros.
O economista-chefe da Infinity Asset, Jason Vieira, avalia que o impacto tanto na inflação, quanto na atividade econômica dificultam cada vez mais o trabalho do BCE na condução da política monetária.
“O banco central deve elevar os juros esta semana em 0,75 ponto percentual, finalmente. Mas com pouca capacidade em lidar com a enorme elevação de custos da crise energética”, comenta.
Siga o Money Times no Facebook!
Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!