Mercados

Dólar: O que aconteceu? Cotação dispara; dois fatores foram vilões

04 dez 2023, 18:33 - atualizado em 04 dez 2023, 18:33
câmbio moedas dólar euro black friday
Dólar voltou a fechar a sessão em forte alta (Imagem: REUTERS)

O dólar acompanhou a aversão que tomou conta das bolsas e fechou em forte alta. A moeda norte-americana disparou 1,38%, cotada a R$ 4,9485.

A alta ocorre após o dólar acumular queda de 2,48% ante o real em novembro.

Neste pregão, a divisa à vista marcou a cotação máxima de 4,9545 reais (+1,50%) às 15h59, para depois encerrar com cotação não muito distante deste patamar.

Operador ouvido pela Reuters afirmou que o avanço dos rendimentos do título norte-americano de dez anos — uma referência global de investimentos — foi o que definiu a forte alta do dólar no Brasil, em sintonia com os ganhos vistos também no exterior.

Além disso, conforme o gerente da mesa de Derivativos Financeiros da Commcor DTVM, Cleber Alessie Machado, parte dos investidores embolsava lucros mais recentes antes da divulgação de dados econômicos importantes no restante da semana.

“Estamos vendo um pessoal colocando um pouco (do lucro) no bolso, antes da bateria de dados que teremos. Isso é saudável, após semanas de rali”, disse Machado. “Nós também já víamos que o rali parecia carecer de novos gatilhos para o dólar ir mais para baixo.”

Com Reuters