Ibovespa futuro e dólar operam em queda com exterior negativo
O dólar abriu o pregão desta quarta-feira (24) sem direção definida. Por volta das 9h05, a moeda recuava 0,02%, a R$ 5,1027.
A moeda norte-americana fechou a terça-feira (23) em queda de 1,32%, vendida a R$ 5,0990, com o Federal Reserve no radar.
Ainda nesta manhã, o Ibovespa futuro abria o dia em queda. Às 9h05, o índice desvalorizava 0,33%, cotado a 114,5 mil pontos.
Na véspera, o índice futuro fechou o pregão no verde, com alta de 2,22%, a 114.850 pontos.
Mercados hoje
Ibovespa hoje: Ibovespa testa dinâmica própria em meio à cautela no exterior
O Ibovespa tem conseguido se desvencilhar do ambiente externo mais negativo, vivendo sua dinâmica própria em meio ao forte fluxo estrangeiro. Ontem, o principal índice acionário da B3 saltou mais de 2%, apesar dos mercados internacionais ainda pressionados.
Hoje, a cautela lá fora permanece. As especulações sobre o tom do discurso do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, em Jackson Hole na sexta-feira continuam afetando os mercados. Os índices futuros das bolsas de Nova York amanheceram na linha d’água, enquanto o rendimento (yield) da T-note de 10 anos segue acima de 3%.
Com isso, percebe-se o contraste entre a mensagem do Fed de priorizar o combate à alta dos preços, em detrimento ao pleno emprego, versus a expectativa de um “pivô” rumo a cortes na taxa de juros em 2023. Se repetir esse discurso na sexta-feira, Powell não convencerá o mercado de que o Fed é capaz de derrubar a inflação sem causar recessão.
*Com Olivia Bulla
? Siga o Money Times no Instagram! ?
Disclaimer
O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.