Dólar: Próximos passos do BC seguem em foco; moeda cai a R$ 4,68 na abertura
O dólar caía 0,23% na abertura do pregão desta terça-feira (12), a R$ 4,6835, com o mercado monitorando os próximos passos do Banco Central, depois que a leitura de março do IPCA surpreendeu para cima e colocou em xeque a perspectiva de encerramento do ciclo de aperto monetário em maio.
O presidente do BC, Roberto Campos Neto, disse nesta segunda (11) que a alta de 1,62% dos preços ao consumidor em março, maior aumento para o mês em 28 anos, foi uma surpresa e que a autarquia está aberta a analisar o cenário se houver algo diferente do padrão.
Seus comentários vêm depois de repetidas indicações de que o Banco Central estacionaria a taxa Selic em 12,75% em maio, ante patamar atual de 11,75%.
No exterior, a inflação também segue em foco. Nos Estados Unidos, os investidores aguardam pela atualização dos números de inflação ao consumidor (CPI), no meio da manhã.
A persistência dos preços altos, que se agravou com a guerra entre Rússia e Ucrânia, tem levado o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) a sinalizar que pretende acelerar a retirada de estímulos monetários nos próximos meses.
Na Europa, as bolsas operam em baixa na manhã desta terça, influenciadas por perdas no setor bancário após a venda de participações significativas no Deutsche Bank e no Commerzbank.
O Ibovespa futuro subia 0,51% na abertura desta terça, aos 117,6 mil pontos.
*Com informações da Reuters