Mercados

Dólar: Por que a moeda segue em forte alta nesta segunda-feira

25 abr 2022, 9:15 - atualizado em 25 abr 2022, 9:21
Fluxo cambial
Com a maior incerteza, o dólar – usado como proteção – ganha força. (Imagem: Pixabay/Engin_Akyurt)

O dólar avança 1,1% na abertura do pregão desta segunda-feira (25), a R$ 4,84, em uma continuidade do movimento de sexta (22), quando a moeda disparou 4,07%.

O mercado segue monitorando a expectativa por um maior aperto monetário nos Estados Unidos. 

Na quinta, o presidente do Fed, Jerome Powell, afirmou que é apropriado que o BC americano aja em ritmo um pouco mais rápido e que a alta de 50 pontos é uma opção para o FOMC de maio.

As falas mais duras de Powell repercutiram nos mercados, com as apostas crescentes de que o Fed possa acelerar o passo para altas de 50 pontos na reunião de maio e de 75 pontos na reunião de junho.

Nesta segunda, os mercados globais amanhecem negativos, com os futuros do S&P recuando 0,8% e o Stoxx 600 caindo 1,9%.

O desempenho em parte é reflexo de preocupações com o surto de Covid-19 na China e os temores em relação às restrições adotadas na capital, Pequim.

O mercado acionário chinês registrou um forte recuo hoje. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, caiu 4,94% no dia, enquanto o índice de Xangai teve queda de 5,13%.

Com a maior incerteza, o dólar – usado como proteção – ganha força.

Em tempo, a alta da moeda na sexta foi tão expressiva que reverteu a queda no mês. A divisa sobe 0,92% no acumulado de abril –até a sessão anterior, acumulava baixa de 3,03%. Em 2022, o dólar amenizou a desvalorização para 13,76%.

Para além do dólar, o que está no radar

Em relatório de abertura de mercado, a XP Investimentos destaca que esta será uma semana importante para a temporada de balanços do primeiro trimestre, com as big techs americanas divulgando seus resultados.

No Brasil, a Vale (VALE3) divulga balanço na semana e Petrobras (PETR4) revela prévia, lembra.

“Na agenda de dados econômicos, teremos a divulgação do PIB do primeiro trimestre e dados de inflação medidos pelo PCE nos EUA”.

No Brasil, destaca a XP, o IBGE divulga o IPCA-15 e a FGV revela o IGP-M de abril, na quarta e quinta-feira, respectivamente.

“Na sexta-feira do dia 28, o Ministério do Trabalho divulgará os dados do mercado formal de trabalho de março (Caged)”, diz a corretora.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, e muito mais. Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.
kaype.abreu@moneytimes.com.br
Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.
Linkedin

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar