Dólar tem leve alta e fecha a R$ 5,70 com expectativa por medidas fiscais e exterior
O dólar à vista (USDBRL) operou próximo da estabilidade durante o pregão e terminou o dia em leve.
Na comparação com o real, a moeda norte-americana encerrou as negociações a R$ 5,7088 (+0,06%).
O desempenho destoou a tendência vista no exterior. O indicador DXY, que compara o dólar a uma cesta de seis divisas globais, teve leve alta de 0,02% hoje.
- LEIA TAMBÉM: Algoritmo usa de ‘dupla validação’ para buscar lucros para investidores – em 3 meses, o retorno foi de 350%
O que mexeu com o dólar hoje?
O dólar operou volátil com expectativas de anúncio de medidas para equilibrar as contas do governo, aumento nas projeções para a inflação e a proximidade das eleições nos Estados Unidos.
No cenário doméstico, o quadro fiscal segue no foco dos investidores. O mercado espera o anúncio de novas medidas de contenção de gastos públicos com o fim do período eleitoral.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniram no Palácio da Alvorada na tarde desta segunda-feira (28). O compromisso não constava na agenda pública dos dois.
Mais cedo, analistas consultados pelo Banco Central subiram pela quarta semana consecutiva sua projeção para a alta do IPCA neste ano, com a expectativa agora ultrapassando o teto da meta de inflação perseguida pelo BC de 4,50%.
O Boletim Focus mostrou que a mediana das expectativas para a inflação chegou a 4,55%, de 4,50% na semana anterior.
No exterior, o apetite ao risco pressionou a moeda norte-americana, em meio à expectativa de dados econômicos nos Estados Unidos. Além disso, o mercado tem aumentado as apostas de vitória de Donald Trump na disputa pela Casa Branca em 5 de novembro.
Entre moedas emergentes, em particular, o cenário foi mais negativo devido à queda do preço do petróleo Brent, uma vez que diminuíram os temores por uma escalada nas tensões do Oriente Médio após o Irã minimizar ataques israelenses durante o fim de semana.
*Com informações de Reuters