Mercados

Dólar fecha em queda em movimento local, após Powell

26 ago 2022, 18:18 - atualizado em 26 ago 2022, 18:18
Sobreposição da bandeira dos Estados Unidos com uma nota de dólar
Dólar fechou em queda após o tão aguardado, porém, breve, discurso de Powell; espera por Jackson Hole fez moeda cair 1,7% na semana (Imagem: Shutterstock)

O dólar à vista fechou em queda de 0,9% frente ao real, negociado a R$ 5,07 para venda, em movimento, na contramão do exterior que digeriu o evento da semana.

Hoje foi o grande dia do discurso do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, no Simpósio de Jackson Hole. Apesar de muito aguardado, foi um discurso bem curto.

Lá fora, a reação foi negativa com o Dollar Index exibindo alta firme ao longo da tarde, acima dos 108,8 pontos. Aqui, o fluxo local ajudou o real a exibir um dos melhores desempenhos no pregão. O levou o dólar às mínimas de R$ 5,05.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Curto e grosso

O mercado esperava ansiosamente pela fala do mandatário do Fed em busca de pistas sobre os próximos passos do banco central dos Estados Unidos quando a política monetária

O gestor de investimentos da Stratton Capital, Marcelo Cabral, avalia que o discurso de Powell veio surpreendentemente duro. 

Segundo ele, a atuação do Fed em relação à política monetária foi ruim. “Eles cochilaram e deixaram a inflação chegar onde chegou”, comenta. 

Os analistas da Galapagos Capital, Jaime Valdivia e Rodrigo Jafet, avaliam que o presidente do Fed não proferiu uma mensagem mais “hawkish” (agressiva) do que os mercados estavam esperando. 

Peso da inflação

Porém, ele abandonou algumas ideias que estavam deixando o cenário de política monetária incerto. “Foi mais um ‘reset’ do pensamento de Powell do que uma mudança de ênfase ou de direção”, comentam.

A equipe da Galapagos acrescenta que Powell mostrou comprometimento firme na luta contra a inflação norte-americana. O mínimo que se espera de um banqueiro central, que utilizou a experiência histórica para validar sua opinião, observam Valdivia e Jafet.

Semana que vem

Passada a espera por Powell em Jackson Hole, que fez o dólar cair 1,7% na semana, as atenções se voltam para os indicadores.

Na semana que vem, nos Estados Unidos, saem os dados do mercado de trabalho (payroll), em agosto. Os números servirão para calibrar apostas sobre a magnitude de alta de juros no país.

Aqui, o IBGE divulga o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro do segundo trimestre.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil! 

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Repórter
Jornalista mineira com experiência em TV, rádio, agência de notícias e sites na cobertura de mercado financeiro, empresas, agronegócio e entretenimento. Antes do Money Times, passou pelo Valor Econômico, Agência CMA, Canal Rural, RIT TV e outros.
flavya.pereira@moneytimes.com.br
Jornalista mineira com experiência em TV, rádio, agência de notícias e sites na cobertura de mercado financeiro, empresas, agronegócio e entretenimento. Antes do Money Times, passou pelo Valor Econômico, Agência CMA, Canal Rural, RIT TV e outros.