Dólar

Dólar fecha abaixo de R$ 5,30 com mercado dando trégua em receio fiscal

29 nov 2022, 17:28 - atualizado em 29 nov 2022, 17:28
Dólar
Dólar recua com mercado local precificando um certo alívio após a PEC da transição ser protocolada, além do início da disputa da Ptax (Imagem: REUTERS/Murad Sezer)

O dólar à vista fechou em queda de 1,4% frente ao real, cotado a R$ 5,28 no mercado à vista – no menor valor desde 9 de novembro -, exibindo um certo alívio do mercado financeiro doméstico após a escalada recente em meio aos temores com a PEC da transição e os impactos fiscais.

A PEC, que aprova gastos acima do teto estipulado e foi apresentada pela equipe de transição do governo eleito de Luiz Inácio Lula da Silva, reuniu hoje as assinaturas necessárias para iniciar sua tramitação no Congresso, após ser protocolada ontem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dólar mostra alívio do mercado

Para o analista de inteligência de mercado da StoneX, Leonel Mattos, o recuo “expressivo” da moeda norte-americana sinaliza a redução dos temores fiscais por parte dos investidores, depois que o texto da PEC foi protocolado.

Segundo ele, apesar do texto conter poucas alterações em relação à minuta apresentada dias atrás pelo vice-presidente eleito e coordenador da transição, Geraldo Alckmin, a expectativa do mercado é de que o texto sofra uma desidratação no Congresso e que a versão final seja aprovada com redução expressiva dos valores autorizados para gastos extra-teto.

“Além também da redução do prazo da emenda constitucional. A queda do dólar ante real reflete um cenário mais confiante dos investidores”, comenta.

O analista da Clear Corretora, Leandro De Checchi, acrescenta que o mercado está em busca de “alguma previsibilidade para tomar risco e, qualquer sinal positivo no sentido do equilíbrio fiscal, deve repercutir em prol dos ativos de risco em meio às expectativas de moderação do texto da PEC”.

Ajuste de fim de mês

Além da PEC, investidores iniciaram a disputa pela formação de preço da taxa Ptax – média das cotações apuradas pelo Banco Central (BC) -, de fim de mês. Apesar da queda no pregão de hoje, a moeda norte-americana caminha para encerrar o mês com ganhos de 2%.

*Com Reuters

Siga o Money Times no Linkedin!

Fique bem informado, poste e interaja com o Money times no Linkedin. Além de ficar por dentro das principais notícias, você tem conteúdo exclusivo sobre carreira, participa de enquetes, entende sobre o mercado e como estar à frente no seu trabalho. Mas não é só isso: você abre novas conexões e encontra pessoas que são uma boa adição ao seu network. Não importa sua profissão, siga o Money Times no Linkedin!