Dólar fecha abaixo de R$ 5,10 e não sobe desde o feriado
A expectativa para o dado de inflação ao consumidor nos Estados Unidos (CPI, na sigla em inglês), amanhã, derrubou o dólar à vista aqui e no exterior.
A moeda norte-americana fechou em queda de 1,1% frente ao real, negociada a R$ 5,09 para venda, acompanhando o recuo do dólar frente aos seus principais pares. Além disso, engatou a terceira queda seguida.
O euro e a libra exibiram recuperação foram os destaques da sessão, chegando a subir mais de 1%. O euro chegou ao maior valor em seis meses.
Foco na inflação americana
A economista-chefe da Veedha Investimentos, Camila Abdelmalack, destaca que o mercado está esperando uma desaceleração da inflação norte-americana, no acumulado em 12 meses.
“A expectativa é cair a 8%. O dado de agosto também deve mostrar queda na comparação mensal. No entanto, a atenção se volta ao núcleo, principalmente, de combustíveis”, comenta.
Ainda assim, o mercado espera o CPI com uma certa cautela, diz o operador da Commcor Corretora, Cleber Alessie. Os números devem ser um dos últimos balizadores relevantes para a decisão do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano).
Na semana que vem, o Fed deverá elevar a taxa de juros em 0,75 ponto percentual (p.p.), conforme aposta do mercado. Pode ser a terceira alta de juros seguida dessa magnitude.
Amanhã
O diretor de câmbio da Correparti, Jefferson Rugik, acrescenta que, nos Estados Unidos, o mercado acredita que a inflação já tenha chegado ao pico por lá.
“Um CPI abaixo das estimativas [de 8%] pode fazer o dólar cair de novo amanhã“, comenta.
Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!