Mercados

Dólar deve ter alívio adicional com BC “hawkish” na próxima semana, diz Rio Bravo

11 mar 2021, 16:26 - atualizado em 11 mar 2021, 16:26
Dólar, Câmbio, Dinheiro
A Rio Bravo projeta a moeda em 5,20 reais no fim do ano (Imagem: Money Times/Diana Cheng)

O Banco Central deve divulgar na próxima quarta-feira um comunicado de política monetária mais “hawkish” ou seja, mais duro com a inflação, e isso deve ajudar a trazer alívio adicional à taxa de câmbio, depois de nesta semana o dólar ter flertado com 5,90 reais, disse João Leal, economista da Rio Bravo.

Para Leal, um aumento de 0,50 ponto percentual na taxa Selic atualmente na mínima histórica de 2% está embutido no dólar, que nesta quinta-feira operava em torno de 5,54 reais, queda de 2% no dia.

“Mas um comunicado mais ‘hawkish’ não parece estar nos preços. E o BC deve mostrar um balanço de riscos pendendo para mais altas (do juro) nas próximas reuniões. Isso deve fazer o câmbio apreciar um pouco”, afirmou.

O economista destacou a expressão “um pouco” porque, segundo ele, o risco fiscal ainda deve manter o dólar bem acima de 5 reais.

A Rio Bravo projeta a moeda em 5,20 reais no fim do ano, com viés de alta. Já a Selic deverá fechar 2021 em 4,5%, também com inclinação para cima.

“Ainda permanecem no radar os episódios recentes de grande interferência do Executivo na tentativa de desidratar a PEC Emergencial. Adicione a isso interferência na Petrobras, falas sobre o setor de energia e a redução das expectativas relacionadas às reformas administrativa e tributária. Somos céticos em relação a ambas”, disse Leal.

“O câmbio vai apreciar até o fim do ano, mas muito por causa da melhora no diferencial de juros. O prêmio de risco fiscal seguirá no radar.”

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar