Internacional

Dólar Coldplay, Malbec e vaca muerta: Conheça as taxas de câmbio da Argentina

01 out 2023, 9:00 - atualizado em 29 set 2023, 12:43
Câmbio, Argentina, Dólar
Taxas de câmbio da Argentina possuem nomes inusitados (Imagem: Canva)

Em 27 de setembro, o ministro da Economia da Argentina, Sergio Massa, anunciou uma nova taxa de câmbio. Assim como demais modalidades, a taxa recebeu o nome inusitado de dólar “vaca muerta“.

A nova taxa será destinada ao setor de petróleo e gás. O objetivo da Argentina é desestimular a saída de dólares do país e incentivar as empresas a trazerem recursos estrangeiros.

Não se sabe o total de modalidades câmbio criadas na Argentina, uma vez que algumas já se encerraram. Confira alguma das taxas de câmbio dos hermanos:

Dólar mayorista

É o câmbio oficial da Argentina.  O dólar mayorista é a cotação do banco central argentino para vender verdinhas a importadoras e bancos para operações no exterior.

 Dólar Malbec

O dólar Malbec foi criado em abril deste ano para estimular o setor da vinicultura, produção de vinhos. Além disso, a taxa se aplica a produtores de sorgo, cevada e girassol.

Dólar minorista

É o câmbio no varejo. O dólar minorista é a cotação usada pelos bancos argentinos para vender dólares a clientes que precisam justificar a compra da moeda, como quem viaja para o exterior.

Dólar Netflix

O dólar Netflix é destinado a serviços de streaming, como Netflix, pagos em dólares por cartão de crédito. Assim, a fatura do cartão pelo dólar minorista é acrescida de uma taxa de 45% de imposto de renda antecipado.

Dólar blue

O dólar blue é a taxa aplicada nas cuevas, as casas do circuito informal de compra e venda da moeda norte-americana na Argentina.

Dólar Coldplay

O dólar Coldplay foi criado para serviços de recreação e atividades artísticas contratados no exterior. Ele recebe este nome devido à recente passagem da banda britânica Coldplay no país.

Dólar de luxo

A cotação é uma opção para argentinos interessados na compra de artigos importados de valor elevado.

O dólar de luxo aplica-se a carros, motos, jatinhos particulares, iates, bebidas alcoólicas de alto valor, relógios, entre outros.

Dólar tecno

Trata-se de uma isenção tributária aplicada a empresas do setor de tecnologia com investimentos superiores a US$ 3 milhões em solo argentino.

Dólar turismo

É a cotação do dólar aplicada a compras efetuadas no exterior, principalmente as feitas no cartão de crédito.