Moedas

“Dólar Coldplay e “Dólar Catar”: Como funcionam as novas moedas da Argentina?

16 out 2022, 14:00 - atualizado em 14 out 2022, 16:11
Dólar Coldplay
O “dólar Coldplay” e o “dólar Catar” foram criados para preservar os dólares conquistados em setembro (Imagem: REUTERS/Agustin Marcarian)

O Ministério da Economia da Argentina criou duas versões do dólar, o “dólar Coldplay” e o “dólar Catar“, com a intenção de preservar os dólares conquistados no último mês, e enfrentar um último trimestre desafiador.

Segundo o Clarín, principal jornal do país, o atual ministro da economia, Sergio Massa, deve continuar fazendo ajustes no câmbio, para priorizar que os dólares que saem das reservas visam manter o ritmo de atividade.

A primeira variação citada, faz referência ao grupo britânico Coldplay, que fará dez apresentações na Argentina entre os dias 25 de outubro e 8 de novembro. Ainda segundo o jornal, a cifra milionária que os artistas levarão para esses shows pressiona as reservas.

O câmbio irá ser aplicado na contratação de atrações internacionais, para shows dentro do país, visando fortalecer economicamente o setor cultural. O Governo teria acordado com as câmaras do setor um acréscimo de 30% sobre o valor do dólar no Mercado Único de Câmbio Livre (MULC).

Em relação a segunda modalidade mencionada do dólar, a moeda leva o nome do país sede da Copa do Mundo 2022, e é uma cotação que será aplicada para turistas.

Os viajantes argentinos que gastarem mais de US$ 300 em solo internacional, seja em cartão de débito ou crédito, no período de um mês, terá que pagar uma taxa de 45% sobre o valor das compras.

*Com informações do Clarín

Prêmio Os + Admirados da Imprensa!

O Money Times é finalista em duas categorias do Prêmio Os + Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças. O site concorre na categoria Canais Digitais e com o jornalista Renan Dantas na categoria Jornalistas Mais Admirados. Deixe seu voto aqui!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar