Moedas

“Dólar Coldplay e “Dólar Catar”: Como funcionam as novas moedas da Argentina?

16 out 2022, 14:00 - atualizado em 14 out 2022, 16:11
Dólar Coldplay
O “dólar Coldplay” e o “dólar Catar” foram criados para preservar os dólares conquistados em setembro (Imagem: REUTERS/Agustin Marcarian)

O Ministério da Economia da Argentina criou duas versões do dólar, o “dólar Coldplay” e o “dólar Catar“, com a intenção de preservar os dólares conquistados no último mês, e enfrentar um último trimestre desafiador.

Segundo o Clarín, principal jornal do país, o atual ministro da economia, Sergio Massa, deve continuar fazendo ajustes no câmbio, para priorizar que os dólares que saem das reservas visam manter o ritmo de atividade.

A primeira variação citada, faz referência ao grupo britânico Coldplay, que fará dez apresentações na Argentina entre os dias 25 de outubro e 8 de novembro. Ainda segundo o jornal, a cifra milionária que os artistas levarão para esses shows pressiona as reservas.

O câmbio irá ser aplicado na contratação de atrações internacionais, para shows dentro do país, visando fortalecer economicamente o setor cultural. O Governo teria acordado com as câmaras do setor um acréscimo de 30% sobre o valor do dólar no Mercado Único de Câmbio Livre (MULC).

Em relação a segunda modalidade mencionada do dólar, a moeda leva o nome do país sede da Copa do Mundo 2022, e é uma cotação que será aplicada para turistas.

Os viajantes argentinos que gastarem mais de US$ 300 em solo internacional, seja em cartão de débito ou crédito, no período de um mês, terá que pagar uma taxa de 45% sobre o valor das compras.

*Com informações do Clarín

Prêmio Os + Admirados da Imprensa!

O Money Times é finalista em duas categorias do Prêmio Os + Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças. O site concorre na categoria Canais Digitais e com o jornalista Renan Dantas na categoria Jornalistas Mais Admirados. Deixe seu voto aqui!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Graduanda em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá. Tem experiência cobrindo mercados, ações, investimentos, finanças, negócios, empreendedorismo, franquias, cultura e entretenimento. Ingressou no Money Times em 2021.
janaina.silva@moneytimes.com.br
Linkedin
Graduanda em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá. Tem experiência cobrindo mercados, ações, investimentos, finanças, negócios, empreendedorismo, franquias, cultura e entretenimento. Ingressou no Money Times em 2021.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar