Dólar cai e Ibovespa futuro sobe em dia marcado pelas falas de Powell
O dólar abriu o pregão desta sexta-feira (26) em queda. Por volta das 9h03, a moeda recuava 0,13%, a R$ 5,1033.
A moeda norte-americana fechou a quinta-feira (25) em leve alta de 0,01%, vendida a R$ 5,1120, a espera do discurso do presidente do Federal Reserve de hoje.
Ainda nesta manhã, o Ibovespa futuro opera em alta. Às 9h05, o índice valorizava 0,36%, cotado a 115,5 mil pontos.
Na véspera, o índice futuro fechou o pregão no verde, com alta de 0,34%, a 115.170 pontos.
Mercados hoje
Ibovespa hoje: Bolsa acompanha espera dos mercados por Powell
O Ibovespa deve acompanhar mais de perto a cautela dos mercados internacionais nesta sexta, apesar de as eleições também estarem no radar local. O grande dia da semana chegou e os investidores aguardam o discurso do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, a partir das 11h.
Caso ele endosse o tom mais duro (“hawkish”) entoado por outros colegas nos últimos dias, o mercado será obrigado a rever o otimismo recente. Diante das esperanças de que haverá um “pivô do Fed” antes do próximo verão, a fala de Powell em Jackson Hole pode ser um alerta de que a taxa de juros nos Estados Unidos não cairá tão cedo.
Antes da fala de Powell, sai uma rodada importante de dados econômicos, incluindo o indicador de inflação preferido do Fed, o chamado PCE (9h30). Também serão conhecidos a renda pessoal e os gastos com consumo. Enquanto aguardam esses eventos, os índices futuros das bolsas de Nova York amanheceram em queda.
Na Europa, as bolsas estão mistas, em meio ao aumento exponencial dos preços de energia na região, o que também se configura em um desafio para o Banco Central Europeu (BCE). Na Ásia, a sessão foi positiva – exceto em Xangai. Entre as commodities industriais, o petróleo e o minério de ferro avançam.
*Com Olivia Bulla
? Siga o Money Times no Instagram! ?
Disclaimer
O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.