Mercados

Dólar sobe e Ibovespa futuro cai nesta terça (16); veja o que move os mercados

16 ago 2022, 9:08 - atualizado em 16 ago 2022, 9:08
Mercados
Dólar sobe e Ibovespa futuro cai na abertura desta terça (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

O dólar abriu o pregão desta terça-feira (16) em alta. Por volta das 9h00, a moeda avançava 0,64%, a R$ 5,1287.

A moeda norte-americana fechou a segunda-feira (15) também em alta, de 0,38%, vendida a R$ 5,0916, enquanto investidores avaliavam os dados fracos da economia da China.

Ainda nesta manhã, o Ibovespa futuro abria o dia em queda. Às 9h05, o índice desvalorizava 0,27%, cotado a 112,8 mil pontos.

Na véspera, o índice futuro fechou o pregão no verde, em alta de 0,41%, a 113.160 pontos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mercados hoje

Ibovespa hoje: Mercado se apoia em cenário de menos altas de juros, apesar dos riscos ao crescimento

Ibovespa conseguiu ontem se desvencilhar da desaceleração da China e fechou em alta, já na faixa dos 113 mil pontos. Apesar da pressão negativa das commodities metálicas sobre as exportadoras, as ações ligadas à demanda doméstica deram ritmo à renda variável local.

Esse típico movimento de migração reflete uma postura mais defensiva dos investidores e tem a ver com a expectativa de menos altas nas taxas de juros. Afinal, se o mundo cresce menos, a inflação tende a ser mais baixa, favorecendo uma postura mais suave por parte dos bancos centrais, principalmente do Federal Reserve.

É este pano de fundo que tem permitido uma dinâmica mais positiva das bolsas globais, sugerindo que uma recessão pode ser evitada. Ainda assim, os riscos a esse cenário permanecem, em meio aos desafios às economias da Europa e da China.

*Com Olivia Bulla

Entre para o grupo do Money Times no Telegram!

Você acessa as notícias em tempo real e ainda pode participar de discussões relacionadas aos principais temas do Brasil e mundo. Entre agora para o nosso grupo no Telegram!

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.