Dólar sobe em dia de agenda cheia nos EUA e Ibovespa futuro cai; veja o que move o dia
O dólar abriu esta quinta-feira (15) em alta de 0,41%, a R$ 5,1841. A moeda recupera a queda de 0,19% do pregão de quarta-feira (14), quando era vendida a R$ 5,1777.
Ainda esta manhã, às 9h05, o Ibovespa futuro operava em baixa de 0,33%, cotado a 111,4 mil pontos.
Na véspera, o índice futuro fechou o pregão no verde, com leve alta de 0,13%, a 111.900 pontos.
Mercados hoje
Ibovespa hoje: Bolsa fica vulnerável ao exterior, em dia de agenda cheia nos EUA
O Ibovespa deve ter uma sessão mais volátil nesta quinta, dia de agenda cheia nos Estados Unidos. Dados sobre as vendas no varejo e a produção industrial americana estão em destaque. Mas com os números de inflação nos EUA fora do caminho, o foco dos mercados está voltado para a reunião do Federal Reserve na próxima semana.
Ainda assim, os indicadores que serão conhecidos nesta manhã podem até dissipar a impressão de que a economia dos EUA corre o risco de entrar em recessão até o fim deste ano. Mas a expectativa é de que os números apontem queda da atividade, reforçando a tendência de desaceleração econômica.
Ou seja, as ações globais tendem a seguir em rota de colisão com o Fed. Os índices futuros das bolsas de Nova York amanheceram na linha d’água, com um ligeiro viés positivo, diante de uma nova rodada de abertura no mercado de títulos. O petróleo recua.
De um modo geral, a percepção é de que o Fed irá manter a postura agressiva (“hawkish”) até que Wall Street passe por uma forte onda vendedora (“sell-off”). E se as ações não podem subir a menos que o Fed faça um “pivô” em direção à condução suave (“dovish”), os riscos de uma recessão global pressionam os ativos, em particular os emergentes.
*Com Olivia Bulla
Siga o Money Times no Facebook!
Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!
Disclaimer
O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.