Dólar sobe enquanto mercado digere plano de redução da carga tributária
O dólar (USDBLR) abria em alta nesta terça-feira (7), enquanto o mercado aguarda dados de inflação nesta semana e monitora as consequências do plano do governo para reduzir a carga tributária sobre os combustíveis.
Por volta das 9h10, a divisa avançava 0,34%, a R$ 4,8122.
O acordo anunciado prevê zerar o ICMS sobre diesel e gás de cozinha, reduzir o ICMS, zerar os impostos federais (PIS/Cofins e Cide) sobre a gasolina e etanol e compensar os Estados por parte da perda de arrecadação.
Cautela
Os investidores sinalizam um viés mais cauteloso no dia, enquanto esperam pela agenda mais relevante da semana: reunião do BCE (Banco Central Europeu) na quinta-feira (9) e a divulgação da inflação ao consumidor (CPI) na sexta-feira (10) nos EUA.
Na Alemanha, as encomendas à indústria em abril apontaram retração de 2,7%, bem abaixo das estimativas de alta de 0,4%, mas o resultado foi melhor que o de março, quando registrou queda de 4,7%.
No Reino Unido, o PMI de serviços de maio desacelerou para 53,4 pts de 58,9 pts em abril, menor nível em quinze meses. O resultado, porém, ficou acima da prévia 51,8 pts. O PMI composto de maio também ficou acima da leitura preliminar de 51,8 pts e registrou 53,1 pts.
Na agenda do dia nos EUA, a Secretária do Tesouro, Janet Yellen, testemunha no Senado sobre orçamento fiscal de 2023 a partir das 11h. Os estoques semanais de petróleo da API saem às 17h30.
Para o BB Investimentos, os ativos locais devem continuar apresentando uma dinâmica volátil, com os investidores no aguardo pela divulgação de dados de inflação na semana (IPCA, CPI nos EUA e na China), além da reunião do BCE.
Entre para o nosso Telegram!
Faça parte do grupo do Money Times no Telegram. Você acessa as notícias em tempo real e ainda pode participar de discussões relacionadas aos principais temas do Brasil e mundo. Entre agora para o nosso grupo no Telegram!