Dólar à vista fecha em baixa de 0,82%, a R$ 5,2075 na venda
O dólar à vista fechou em queda ante o real nesta segunda-feira, pela segunda sessão consecutiva, na esteira do exterior, onde o maior otimismo com o setor bancário mantinha a moeda norte-americana em baixa ante outras divisas de países emergentes, e com os investidores à espera do novo arcabouço fiscal no Brasil.
A notícia de que o First Citizens BancShares Inc vai adquirir os depósitos e empréstimos do falido Silicon Valley Bank (SVB), dos EUA, ajudou a estabilizar as ações de bancos europeus nesta segunda-feira, elevando a procura por ativos de maior risco, como ações e moedas de países emergentes.
No Brasil, os investidores também reagiam positivamente à possibilidade de o novo arcabouço fiscal ser divulgado nos próximos dias, antes mesmo do previsto, já que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva adiou sua viagem à China nesta semana por motivos de saúde. Originalmente, o arcabouço seria apresentado apenas após o retorno de Lula do país asiático.
O dólar à vista fechou o dia cotado a 5,2075 reais na venda, em queda de 0,82%. Nas duas últimas sessões, a moeda norte-americana acumulou baixa de 1,56%.
Na B3, às 17:06 (de Brasília), o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento caía 0,76%, a 5,2155 reais.
(Atualizada às 17:38)