Dogecoin e GameStop não têm valor, afirma Powell
Durante uma coletiva de imprensa ontem (28), Jerome Powell, presidente do Federal Reserve dos Estados Unidos, deu sua opinião sobre os elementos mais arriscados dos mercados americanos.
Os comentários dele foram uma resposta à questão feita por Brian Cheung, da Yahoo Finance, sobre potenciais preocupações com relação à estabilidade financeira ligada às negociações de ações, como a da GameStop (GME), e às negociações de dogecoin.
“Muitas pessoas olham somente para o preço do ativo e para alguns acontecimentos nos mercados de ações. E acredito que eles refletem uma febre desse mercado”, disse Powell, que não mencionou dogecoin ou GameStop em sua resposta.
“No entanto, nós realmente tentamos seguir uma estrutura para que possamos falar sobre isso e sermos responsabilizados por isso.”
Powell negou que o afrouxamento quantitativo gerou essa febre. Ao invés disso, ele atribuiu as altas recentes nas negociações à recuperação econômica da Covid-19 durante a campanha de vacinação bem sucedida.
Em outro momento durante a coletiva de imprensa, Powell falou sobre moedas digitais emitidas por bancos centrais (CBDCs, na sigla em inglês): “Agora, moedas digitais emitidas por bancos centrais são possíveis e iremos ver algumas delas em todo o mundo.”
O presidente do Federal Reserve negou a necessidade de o órgão americano acelerar o trabalho para emitir dólar digital. “Estou menos preocupado com o fato de que outro país possa ter sua moeda digital primeiro.”