Invasão da Ucrânia

Doadores prometem 9,1 bilhões de euros em apoio a refugiados da Ucrânia

09 abr 2022, 14:08 - atualizado em 09 abr 2022, 15:38
Ucrânia União Europeia ajuda refugiados euros
Solidariedade: Von Leyer, da Comissão Europeia, promete ajuda a Zelensky, presidente da Ucrânia (Imagem: REUTERS/Janis Laizans)

Doadores, incluindo o governo do Canadá e a Comissão Europeia, prometeram neste sábado (9) 9,1 bilhões de euros em apoio aos refugiados da Ucrânia em um evento de arrecadação de recursos realizado na Polônia.

O evento de angariação de fundos em Varsóvia levantou 1,8 bilhão de euros em apoio aos deslocados internos na Ucrânia, e 7,3 bilhões para refugiados que fugiram do país para Estados vizinhos.

Governos, empresas e indivíduos juntos se comprometeram com 4,1 bilhões de euros em doações, que serão distribuídas em grande parte através das autoridades ucranianas ou das Nações Unidas.

Os restantes 5 bilhões de euros correspondem a empréstimos e subvenções de instituições financeiras da UE, incluindo um programa de 4 bilhões de euros voltado a fornecimento de moradia, educação e saúde para refugiados que chegam aos países do bloco.

“Estamos ao seu lado, seja agora em tempos de guerra, seja com os refugiados, e, mais importante, depois que esta guerra for vencida pela Ucrânia”, disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que visitou Kiev na sexta-feira (8) e co-organizou o evento com o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau.

Mais de 4 milhões de pessoas fugiram da Ucrânia para buscar abrigo em países da UE, enquanto 6,5 milhões de pessoas fugiram de suas casas, mas permanecem na Ucrânia, segundo dados da Comissão Europeia.

União Europeia promete 1 bilhão de euros

Comissão Europeia prometeu 1 bilhão de euros em apoio à Ucrânia e às nações que receberem refugiados da guerra iniciada com a invasão do país pela Rússia, disse neste sábado (9) a presidente do órgão executivo da UEUrsula von der Leyen.

“Seiscentos milhões irão para a Ucrânia, para as autoridades ucranianas e parcialmente para as Nações Unidas“, disse Von der Leyen em um evento de arrecadação de fundos para a Ucrânia em Waraw, na Polônia.

“E 400 milhões de euros restantes irão para os Estados da linha de frente que estão fazendo um trabalho excelente e ajudando os refugiados que estão chegando”, disse ela.

União Europeia quer acelerar ingresso da Ucrânia no bloco

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse ontem (8) que as mortes de civis na cidade ucraniana de Bucha mostraram a “face cruel” do Exército da Rússiae prometeu tentar acelerar a proposta da Ucrânia para se tornar integrante da União Europeia.

Durante uma visita a Bucha, onde investigadores forenses começaram a exumar os corpos de uma cova coletiva, von der Leyen pareceu estar visivelmente tocada pelo que viu na cidade a noroeste de Kiev, onde autoridades ucranianas dizem que centenas de civis foram mortos por forças russas.

Enquanto autoridades da UE estavam chegando a Kiev, pelo menos 50 pessoas foram mortas e muitas outras feridas em um ataque feito por um míssil a uma estação ferroviária lotada de civis que buscavam fugir da ameaça de uma grande ofensiva russa no leste da Ucrânia.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar