Doações incentivadas: Veja como pagar menos Imposto de Renda
O prazo para declarar o Imposto de Renda de 2024 vai até 31 de maio e os contribuintes devem declarar suas fontes de renda, mas também os gastos que podem ser dedutíveis do pagamento.
Uma das formas de obter descontos na hora do pagamento para a receita é através de doações, como as doações incentivadas.
As doações incentivadas são aquelas que transferem dinheiro a um projeto com temas de interesse público, que são pré-aprovados pelo governo como uma instituição que pode receber esse tipo de doação.
Para receber o desconto, contudo, o contribuinte precisa realizar a declaração completa do Imposto de Renda, e não a simplificada.
Além disso, o lançamento deverá ser realizado na ficha “doações efetuadas” para que o valor seja abatido da declaração do imposto.
Imposto de Renda: Saiba como declarar doações
Segundo a Receita Federal, independentemente da forma de tributação escolhida para realizar o imposto de renda, o contribuinte deve preencher as fichas “Pagamentos Efetuados” e “Doações Efetuadas” incluindo todos os pagamentos e doações efetuados a:
- pessoas físicas, tais como pensão alimentícia, aluguéis, arrendamento rural, instrução, pagamentos de profissionais autônomos (médicos, dentistas, psicólogos, advogados, engenheiros, arquitetos, corretores, professores, mecânicos, e outros); e
- pessoas jurídicas, quando constituam exclusão ou dedução na declaração do contribuinte.
Qualquer doação que impacte no patrimônio precisam ser informadas – lembrando que quaisquer rendimentos com valor acima de R$ 40 mil precisam ser declarados.
Quem não declarar esses valores no imposto de renda, está sujeito à multa de 20% do valor não declarado.
- O que acontece se você não declarar seu Imposto de Renda? Veja as consequências de arrumar problemas com a Receita Federal e prepare-se, pois a temporada de IR 2024 já começou: