Doações: FAB suspende o recebimento de roupas e água para o RS; veja quais itens são necessários
A Força Aérea Brasileira (FAB) anunciou em suas redes sociais que, a partir desta sexta-feira (17), estarão suspensos, temporariamente, o recebimento de água e peças de vestuário em suas Bases Aéreas, para serem direcionadas ao Rio Grande do Sul.
Segundo o comunicado, já há estoque suficiente para atender às necessidades iniciais do estado gaúcho, e por isso, a decisão foi tomada em coordenação a medida dos Correios — que também já suspenderam o recebimento de peças de vestuário.
Atualmente, o órgão visa o recebimento de:
- materiais de higiene pessoal
- limpeza
- alimentos de cesta básica
- ração para pets
Confira a publicação compartilhada nas redes sociais da FAB:
Ver essa foto no Instagram
O recebimento de doações é feito de segunda a sexta, das 8h às 16h, nas Bases Aéreas de Brasília, em São Paulo e Galeão, no Rio de Janeiro.
“Estamos concentrando nossos esforços em processar e entregar essa extraordinária quantidade de donativos”, apontou o órgão em postagem nas redes sociais.
Medidas da FAB ao Rio Grande do Sul
Atualmente, a FAB coordena a Campanha “Todos Unidos pelo Sul”, mobilizando diversas instituições e integrantes da sociedade civil na ajuda humanitária para as vítimas das enchentes no RS.
Até a noite de domingo (12), mais de 1.700 toneladas de donativos já haviam sido despachadas de Organizações Militares da FAB por todo o Brasil, com destino à Base Aérea de Canoas (BACO), que centraliza o recebimento das cargas e a distribuição local.
Na quinta-feira (16), a FAB enviou quatro aeronaves em direção a Base Aérea de Brasília (BABR), com 30 toneladas de itens de frio, entre eles, mais de seis mil cobertores e 250 caixas com agasalhos para adultos e crianças, nos nomeados “Voos do Calor Humano”.
- Empiricus Research libera +100 relatórios gratuitos em plataforma exclusiva; libere seu acesso aqui
Segundo o órgão, os “Voos do Calor Humano” são um desdobramento da campanha de arrecadação, onde serão transportadas mais de 100 toneladas de cobertores e roupas de frio, para atender à necessidade imediata, em razão da contínua queda de temperatura na região.
“Este é um voo humanitário que visa atender as vítimas da catástrofe no Rio Grande do Sul e, em particular com agasalhos e cobertores, já que a temperatura na região está caindo. Ficamos satisfeitos em poder participar e realizar esses voos, levando os materiais que a população do Brasil inteiro tem doado. Vamos continuar enquanto for necessário”, afirmou o Comandante do Esquadrão, Tenente-Coronel Aviador Marcos Fassarella Olivieri.
É válido ressaltar que, os donativos arrecadados pela FAB seguem por meio de quatro modais ao RS: Aéreo, Rodoviário, Ferroviário e Marítimo.