Do que o Ibovespa precisa para manter o rali: Inflação e juros, a vitória da Vulcabras, trégua na Americanas e outras notícias
A bolsa brasileira tem experimentado dias raros. A quarta-feira nem começou e o Ibovespa já acumula alta de mais de 5% na semana. Somente ontem, o principal índice da B3 saltou 4,29%. Trata-se da maior alta diária desde o início de outubro do ano passado.
Simultaneamente, os juros projetados caíram e o real voltou a negociar abaixo da barreira psicológica de R$ 5 por dólar – embora não tenha se mantido ali até o fechamento. Tudo por causa de uma desaceleração maior que a esperada da inflação oficial no Brasil.
A leitura entre os participantes do mercado é que o Banco Central tem cada vez menos motivos para manter a taxa básica de juro em 13,75% ao ano por muito mais tempo.
A dúvida para hoje gira em torno da reação dos investidores à inflação oficial nos Estados Unidos, programada para antes da abertura.
A expectativa dos analistas é de que a alta dos preços desacelere de 6,0% em fevereiro para 5,2% em março na comparação anual.
Uma eventual diminuição ainda maior da inflação tende a dar fôlego para a continuidade do rali no Ibovespa.
Já uma possível frustração da expectativa tem o potencial de azedar o clima levemente positivo observado neste início de manhã nos mercados internacionais.
De qualquer modo, a percepção de que o risco fiscal diminuiu por aqui pode evitar movimentos mais bruscos.
Ainda nesta quarta-feira, mas na parte da tarde, o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americana) divulgará a ata de sua última reunião de política monetária.
Este artigo foi publicado primeiramente no “Seu Dinheiro na sua manhã”. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.
O que você precisa saber hoje
REPORTAGEM ESPECIAL
Vulcabras (VULC3) colhe os frutos de uma reestruturação bem executada — e chega aos 71 anos com resultados recordes e ações em alta. Para chegar ao oitavo semestre consecutivo de crescimento, a empresa precisou driblar a pandemia e reduzir o endividamento.
BANDEIRA BRANCA
Uma trégua para Lemann: Credores da Americanas (AMER3) aceitam cessar-fogo para chegar a acordo. As batalhas na justiça serão suspensas para a negociação de um plano de recuperação judicial que agrade a maioria.
TRATO FEITO
Um BIG desconto: Carrefour Brasil (CFRB3) acerta corte de até R$ 1 bilhão no preço a ser pago pela rede BIG. Os antigos donos do grupo aceitaram um corte no valor de venda da rede e vão pagar a quantia ao Carrefour em três parcelas.
IR 2023
Confira como declarar doações efetuadas e recebidas no imposto de renda. Embora sejam isentas, doações são acompanhadas pelo Fisco, pois modificam o patrimônio dos contribuintes. Você precisa informar ao Leão sobre a origem e o destino dos seus recursos.
PESQUISA
Lula aprovado ou reprovado? Nova pesquisa Ipec avalia os 100 dias de governo do petista. Levantamento publicado na última terça-feira (11) mede a gestão no período, a forma de governar e o percentual de confiança no presidente.
Uma boa quarta-feira para você!