Do Maranhão à Copa do Mundo: Quem é Ary Borges, dona de ‘hat-trick’ e trunfo do Brasil na competição
A Copa do Mundo Feminina 2023 começou para a Seleção Brasileira na manhã desta segunda-feira (24) e a estreia foi com o pé direito. As brasileiras venceram o Panamá por 4×0 e a craque do jogo foi Ary Borges, meio-campista responsável por três gols na partida.
Disputando a sua primeira Copa, Ary fez o tal ‘hat-trick‘, expressão usada no futebol para quando o mesmo atleta marca três gols na partida. Além disso, ela se tornou a primeira atleta a marcar três vezes em uma estreia do Brasil na Copa do Mundo.
Ninguém liga? Futebol feminino garante recordes de audiência na TV e na internet
Do Maranhão à Copa do Mundo
A camisa 17 da equipe comandada por Pia Sundhage é Ariadina Alves Borges, nascida em São Luís, no Maranhão. Aos 23 anos, a craque começou a carreira no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação da prefeitura de São Paulo.
Depois disso, em 2017, Ary foi jogar no Sport, em Recife. Após duas temporadas no time pernambucano, a jovem foi jogar no São Paulo, onde foi campeã do Brasileiro A2. A grande campanha no tricolor paulista levou a meia para o rival Palmeiras, em 2020.
Copa do Mundo Feminina: O último samba de Marta, a maior de todos os tempos
No clube alviverde, Ary conquistou a Copa Paulista e foi vice-campeã do Campeonato Brasileiro de futebol feminino, ambos em 2021. No ano seguinte, a atleta foi pé quente. Disputando sua primeira Copa Libertadores da América, marcou um gol na final e conquistou o principal título do continente.
O feito no Palmeiras levou a craque para ainda mais longe, aos Estados Unidos. No fim de 2022, a camisa 17 da seleção brasileira e trunfo da Seleção na Copa do Mundo foi contratada pelo clube norte-americano Racing Louisville.
- Conheça aqui a ação que já subiu mais de 190% no 1º semestre e deve continuar se dando bem com o ‘boom’ do setor aéreo no Giro do Mercado de hoje (24). Saiba se ainda dá tempo de aproveitar a oportunidade! Inscreva-se no nosso canal e fique ligado nas próximas lives, de segunda a sexta, às 12h.
Trajetória na Seleção Brasileira
Na Seleção, Ary começou nas categorias de base. A atleta jogou pela seleção sub-20 no Campeonato Sul-Americano Sub-20 de 2018 e na Copa do Mundo Feminina Sub-20 no mesmo ano.
Sua primeira convocação para a categoria principal veio em setembro de 2020, quando Pia deu a primeira chance para a camisa 17.
Contudo, o primeiro jogo da jovem com a amarelinha foi um ano depois, em um duelo contra a Argentina, em Campina Grande, na Paraíba. Nessa partida, o Brasil ganhou por 3×1.