Do lucro ao prejuízo: 12 empresas que perderão o ano, devido ao coronavírus
O ano das empresas de varejo e consumo virou pelo avesso. Tudo caminhava para uma retomada do mercado interno, com a queda do desemprego, juros baixos e PIB acima de 2%. Mas, segundo o Banco Safra, desde a eclosão da pandemia de coronavírus, isso já é passado para, pelo menos, 12 companhias ligadas a esses setores e listadas na Bolsa.
A Via Varejo (VVAR3) e o Magazine Luiza (MGLU3) devem ser os varejistas mais prejudicados pela pandemia de coronavírus, segundo o Banco Safra. Com o fechamento das lojas físicas, devido à quarentena, e a recessão que se desenha para 2020, o banco prevê que ambas sofram um prejuízo bilionário.
Guilherme Assis e Felipe Reboredo, que assinam a análise do Safra, estimam que a Via Varejo encerrará o ano com um prejuízo líquido de R$ 1,622 bilhão, ante a previsão inicial de lucro de R$ 577 milhões. Para o Magazine Luiza, a previsão é de perdas de R$ 1,095 bilhão, contra a estimativa original de lucro de R$ 706 milhões.
Cenário
No cenário básico, as vendas dos varejistas cobertos pelo Safra cairão 25%, se as lojas físicas permanecerem fechadas por 90 dias para atender à quarentena. Após a reabertura, as vendas seriam retomadas gradualmente, mas seriam prejudicadas ainda pela esperada queda da renda dos consumidores.
Outras empresas de varejo e consumo também devem ver o ano virar pelo avesso com a pandemia. A Natura & Co. (NTCO3) é uma delas. A projeção original do Safra era de um lucro líquido de R$ 956 milhões. Agora, a fabricante de cosméticos deve perder R$ 934 milhões.
As empresas mais blindadas contra a crise são as ligadas ao setor farmacêutico e de alimentos, segundo o Safra. Isso não significa, porém, que lucrarão mais neste ano.
Embora a pandemia crie um pico de demanda por medicamentos e comida, o banco acredita que haverá um refluxo de consumo após a crise, causado pela queda da renda e pela recessão no horizonte.
Veja, a seguir, o impacto do coronavírus, estimado pelo Safra, para as empresas de varejo e consumo.
Empresa | Ticker | Resultado com coronavírus (R$) | Resultado sem coronavírus (R$) |
---|---|---|---|
Via Varejo | VVAR3 | -1,622 bilhão | +577 milhões |
Magazine Luiza | MGLU3 | -1,095 bilhão * | +706 milhões |
Lojas Americanas | LAME4 | -428 milhões | +883 milhões |
Lojas Renner | LREN3 | -1 milhão | +1,382 bilhão |
Guararapes | GUAR3 | -533 milhões | +547 milhões |
Centauro | CNTO3 | -139 milhões | +237 milhões |
Arezzo | ARZZ3 | -42 milhões | +216 milhões |
C&A | CEAB3 | -472 milhões | +247 milhões |
Restoque | LLIS3 | -117 milhões | +50 milhões |
Natura &Co | NTCO3 | -934 milhões | +956 milhões |
Burger King | BKBR3 | -157 milhões | +89 milhões |
IMC | MEAL3 | -99 milhões | +31 milhões |
*A tabela informava anteriormente um prejuízo de R$ 1,95 bilhão.
Atualizada às 23h45 de 24/03/2020