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Do ‘hype’ ao ‘help’: Google estuda como inovar com a Inteligência Artificial; entenda

17 abr 2024, 12:54 - atualizado em 17 abr 2024, 12:54
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46% dos usuários utilizaram algum serviço do Gen IA nos últimos 12 meses, mostram dados internos do Google (Imagem: Divulgação/Google)

A Inteligência Artificial (IA) vem se tornando uma grande ferramenta para o mercado de trabalho, e o Google segue em busca de modernizar o seu recurso que integra conteúdos de IA generativa, o Search Generative Experience (SGE), aos clientes e parceiros.

“Eu costumo dizer que a AI (Inteligência Artificial), consegue fazer três coisas: a primeira coisa é gerar mais receita, todo mundo que trabalha precisa de mais receita e mais negócio. A segunda é gerar mais eficiência e mais produtividade. E a terceira é fazer coisas de uma maneira, como não foram feitas até agora, porque a inteligência artificial ajuda a fazer de uma maneira diferente”, diz Fábio Coelho, Presidente do Google Brasil.

Segundo dados apresentados durante o evento “Think with Google”, realizado em São Paulo na terça-feira (17), em uma média global geral, 38% dos usuários utilizaram algum serviço do Gen IA nos últimos 12 meses. No Brasil, esse número sobe para 46%.

“Há pouco tempo, quando a gente queria pesquisar algum produto, ‘dar um Google’ significava escrever algumas palavras na Busca. Hoje, com a IA, dar um Google é muito mais que isso. Você pode buscar o que quer, na forma de texto, imagem — e até voz. Não só ficou bem mais simples buscar, como também o nível de detalhes nos resultados é muito maior. E este tipo de experiência é, justamente, o que as pessoas esperam”, destaca Coelho.

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Google e a IA: Hype ou Help?

O presidente do Google pontua que é importante que o ‘hype’, se torne um ‘help’. Uma válvula não somente para lazer, como também para o uso profissional, que de fato auxilie a vida do cliente.

Para se tornar uma ferramenta de ajuda, a plataforma deve conter “soluções utilitárias”, que tirem a complexidade, e mostrem que ela está aqui “para ajudar o brasileiro a se conectar”.

“Não é só de Hype que a gente vive”, afirma Coelho. “Tá na hora da gente colocar a inteligência artificial para trabalhar para vocês”.

Segundo o diretor-geral do Google Customer Solutions no Brasil, “organizar bases de dados com informações relevantes, como histórico de conversões, dados de compra e interações com a marca, será fundamental para acelerar os resultados obtidos com IA”.

Gemini: Plataforma de IA que veio para competir com o ChatGPT

Em dezembro de 2023, o Google lançou o seu mais ambicioso projeto, o Gemini, que consiste em uma nova plataforma de Inteligência Artificial (IA). A empresa apresentou em seu anúncio de lançamento como o “maior e mais capaz modelo de IA”.

Diferente dos outros modelos de IA existentes no mercado, nos quais apenas suportam uma solicitação, sendo elas imagens ou vídeos, o Gemini busca ser “multimodal”, ou seja, a companhia espera que a ferramenta suporte vários tipos de mídia, combinando imagens, áudio, texto, vídeo e até mesmo códigos de programação.

“Essa nova era de modelos representa um dos maiores esforços de ciência e engenharia que empreendemos como empresa”, disse Sundar Pichai, CEO do Google e da Alphabet, em comunicado.