O Melhor do Seu Dinheiro

Divulgação do PCE nos EUA, prévia do PIB brasileiro, promulgação da reforma tributária e outras notícias agitam o mercado na reta final de 2023

18 dez 2023, 8:20 - atualizado em 18 dez 2023, 8:27
descontos Natal Méliuz
(Imagem: Canva Pro)

Leitoras e leitores do Seu Dinheiro, 

Seja você um fã de Taylor Swift ou tenha ido ao mais recente show do sir Paul McCartney — ou ambos, sem preconceito —, sabe que o fim do show se aproxima só pelo som. Começam as músicas mais lentas, o palco vai se apagando. Fim. Todos para casa.

Neste grande show que ainda está sendo 2023, os músicos já começam a olhar uns para os outros. “Terá bis?”, especula um. “Como está o trânsito agora?”, pensa outro. “Dá para jogar aquela bendita demanda para 2024?”, pensa você, certamente.

Aqui no Seu Dinheiro os acordes finais são sempre de bis. Afinal, as notícias não param e, sendo assim, nem poderíamos nós.

Nesta semana pré-Natal de dezembro, ainda tem muita água para rolar antes dos presentes do bom velhinho.

Isso porque o índice de gastos com consumo pessoal (PCE, na sigla em inglês) nos Estados Unidos será divulgado nesta sexta-feira (22), antes dos investidores darem aquela pausa para o dia 25.

E há uma grande expectativa com o indicador que poderá confirmar — ou frustrar — as expectativas de cortes de juros para 2024 na maior economia do planeta.

Já por aqui, há uma grande expectativa com a divulgação do IBC-Br, considerado uma prévia do PIB. Além disso, o mercado como um todo aguarda a promulgação da reforma tributária, aprovada na última sexta-feira pela Câmara.

(Talvez tenha sido um pouco precipitado dizer que o show caminha para o final com toda essa bateria de eventos, mas já estamos todos pensando na ceia de Natal, não é mesmo?)

Mas o show tem que continuar. Mantenha seus investimentos afinados no último gás do ano com o ao vivo do Seu Dinheiro.

O que você precisa saber hoje

PLANEJANDO O FUTURO
A segunda parcela do 13º salário cai até quarta-feira (20) – e você tem até o fim do ano para usá-la para ‘fugir’ do Leão.
 Um bom destino para esse dinheiro nesta época do ano é o investimento em previdência privada; entenda os benefícios do produto e saiba para quem é indicado.

TRIBUTAÇÃO DO CONSUMO
Congresso finalmente aprova a reforma tributária; agora só falta um passo para ela entrar em vigor.
 Depois de mais de 30 anos, o Congresso promulgará um novo ordenamento para a tributação do consumo no Brasil nos próximos dias.

ESTÁ VALENDO
Receita regulamenta tributação de fundos de investimento dos super-ricos.
 Novas normas para os fundos exclusivos e offshore foram publicadas no Diário Oficial da União.

DISPUTA INTERNA?
Gestores do fundo imobiliário DEVA11 são demitidos pela RTSC, que alega irregularidades na Devant; executivos dizem que decisão não é válida.
 A destituição ocorre em meio a disputa entre os executivos da Devant e a holding RTSC; fundo DEVA11 está entre os que sofreram com inadimplência em títulos de crédito neste ano.

VENTOS DO NORTE
Putin solta o verbo e avisa que a Rússia vai começar a concentrar tropas na fronteira com a Finlândia.
Putin acusa o Ocidente de ter arrastado o país para dentro da Otan e diz que agora isso se tornou um problema.

O QUE É DEMAIS NUNCA É O BASTANTE
Por que pessoas ricas acham que precisam de ainda mais dinheiro? Este estudo proporciona algumas pistas.
Estudo da Edelman Financial Engines debruçou-se sobre os chamados HENRYs, pessoas que ganham muito dinheiro, mas não se consideram ricas o suficiente.

QUEM VALE MAIS
Quem é maior que a Apple? Apenas 6 países no mundo superam a fabricante do iPhone — e o Brasil não é um deles.
A empresa caminha para encerrar o quinto ano seguido como a mais valiosa do mundo e encosta no valor de uma bolsa de valores europeia importante.

Forte abraço e boa semana!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
seudinheiro@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar