Dividendos: ISA Cteep (TRPL4) vai deixar os investidores na mão? CEO responde
A ISA Cteep (TRPL4), também conhecida como Transmissão Paulista, é uma das pagadoras de dividendos com grande procura de investidores pessoa física (são pelo menos 200 mil).
- Elétrica “mais barata entre os seus pares” é uma das recomendações da carteira de dividendos do analista Ruy Hungria; veja o portfólio completo gratuitamente
Porém, alguns analistas, e mesmo gestores, estão mais pessimistas com o papel. O risco, apontam, é que a alavancagem, que mede o endividamento, atrapalhe a distribuição. Foi o que argumentou o Bradesco BBI, por exemplo, nesta semana, ao rebaixar a recomendação para venda.
Mas para o CEO da empresa, Rui Chammas, em entrevista ao Money Times, a empresa continuará focada em distribuir dividendos, unindo crescimento e uma boa saúde financeira.
“Eu quero crescer respeitando duas condições fundamentais: a primeira é garantir que a minha dívida continue controlada, seja percebida como uma empresa com disciplina financeira e que com isso eu consiga um bom grau na avaliação das agências de rating para continuar captando de forma competitiva; além de garantir a nossa prática de pagar 75% do lucro regulatório”, explica.
Investimentos da TRPL4
Na entrevista, Chammas também falou sobre os investimentos da companhia. A empresa vai atravessar anos de pesados investimentos em projetos (R$ 10,6 bilhões) e reforços e melhorias (R$ 5 bilhões).
“Quando olhamos os últimos anos, em especial de 2024 para cá, a companhia vem crescendo muito seu investimento que está separado em dois grandes grupos: um investimento que a gente chama de reforço em melhorias, são os investimentos que a gente faz principalmente na rede que a gente tem em São Paulo, além de uma obrigação de avançar com os projetos greenfield que a gente tem”, discorre.
Para Chammas, o investimento gera valor para os acionistas, uma fez que traz longevidade corporativa.
“Eu estou trazendo um fluxo de caixa que vai durar mais 30 anos”, completa.