Dividendos em risco: saiba se é hora de vender as ações da Petrobras (PETR4)
As últimas semanas têm sido de fortes emoções para a Petrobras (PETR4) e seus acionistas. Depois de um bom início de ano, as ações vêm sofrendo desde a divulgação dos resultados do 4T23, junto ao anúncio de dividendos.
Os números do balanço foram resilientes e em linha com o esperado, na opinião do analista Ruy Hungria, da Empiricus Research.
No entanto, eles ficaram de lado diante do anúncio da não distribuição dos dividendos extraordinários esperados pelo mercado. O resultado foi uma queda de 10,5% das ações no pregão seguinte ao comunicado.
Segundo Hungria, o temor do mercado é que os mais de R$ 40 bilhões retidos sejam usados em investimentos com baixo ou nenhum retorno para a petroleira e seus acionistas.
Isso já ocorreu em um passado recente, durante o Governo Dilma, período em que as ações PETR4 ficaram abaixo dos R$ 5.
“Os investimentos vultuosos em áreas nada estratégicas no passado não só trouxeram prejuízos bilionários como destruíram a reputação da companhia”, afirmou Hungria.
O presidente Lula (PT), inclusive, deu entrevistas destacando a missão social da Petrobras e criticou o foco da petroleira nos acionistas.
“Se eu for atender apenas a choradeira do mercado, você não faz nada”, afirmou o presidente, que direcionou outras críticas ao mercado na ocasião.
Pouco adiantou a tentativa do CEO da Petrobras, Jean Paul Prates, de colocar panos quentes na situação.
A percepção de interferência do governo nas decisões da estatal já predominava sobre os investidores.
GUIA GRATUITO: O QUE FAZER COM AS AÇÕES DA PETROBRAS?
O outro lado da moeda: Petrobras vive bom momento operacional
Se por um lado o temor de interferência política pesa sobre os papéis da Petrobras, por outro a companhia vive um bom momento operacional, como mostrou o balanço robusto do 4T23.
Mesmo com os dividendos retidos, a companhia segue tendo um dos yields mais altos da Bolsa. Além disso, existe a possibilidade de os proventos retidos serem distribuídos posteriormente.
Adicionalmente, a queda acentuada dos papéis pode ter deixado as ações em bom ponto de entrada para os investidores.
GUIA GRATUITO: O QUE FAZER COM AS AÇÕES DA PETROBRAS?
PETR4: vale a pena investir?
Portanto, a questão que fica aos investidores é: vale o risco de investir na Petrobras?
Isso é o que a equipe do portal Money Times, do Grupo BTG Pactual, respondeu em um guia gratuito.
Os jornalistas ouviram diferentes fontes e mergulharam na tese da Petrobras para entender o que de fato está acontecendo em meio aos rumores de interferência política e à retenção dos dividendos.
Agora, estamos liberando como cortesia este material gratuito para que você entenda:
- O que está acontecendo com a Petrobras, afinal?
- Haverá ou não dividendos extraordinários?
- O que fazer com as ações agora?
- É melhor investir nas outras petrolíferas?
Com poucos cliques, você poderá receber o guia gratuito em seu e-mail e ficar por dentro de toda a situação da Petrobras.
Além disso, o guia foi atrás da recomendação de alguns dos maiores investidores institucionais para responder: vale a pena investir na estatal?
Para receber o material completo, basta clicar aqui ou no link abaixo: