Perspectivas 2024

Dividendos 2024: Além de elétricas, Vale (VALE3) e Petrobras (PETR3), empresa que saltou mais de 75% em 2023 pode destravar valor

02 jan 2024, 13:00 - atualizado em 01 jan 2024, 1:40
Dividendos
Dividendos: Eletrobras está com um turnaround bem forte, segundo analista da Ajax Asset (Imagem: Shutterstock)

Mudaram as estações, mas nada mudou muito em termos de dividendos. De acordo com avaliação de Rafael Passos, analista da Ajax Asset, a distribuição de proventos ainda chega principalmente através das elétricas.

Dois fatores beneficiam as empresas de energia, sendo impulsionados pelo fato de que grande parte delas têm contrato atrelado ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), segundo a análise.

São eles: “o fechamento de taxa, que a gente tem visto no mercado futuro, e os próprios Movimento dos Atingidos por Barragens (MABs)”. E completa: “então, você consegue surfar com utilities nessas duas pontas, e ainda, são boas pagadoras de proventos”.

Passos destacou que fala de utilities em um panorama geral, contemplando elétricas e empresas de saneamento.

“Você tem uma Eletrobras (ELET3) com turnaround bem forte e a Sabesp (SBSP3) com esse trigger de privatização, que deve destravar valor”.

Em 2023, SBSP3 saltou 75,62%. Na outra ponta, marcou queda de 43,78%.

  • As melhores e as piores ações de 2023: Petrobras (PETR4) e Vale (VALE3) estão na lista? Confira no Giro do Mercado e prepare sua carteira para o próximo ano, é só clicar aqui

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dividendos: Vale continua muito forte

Olhando para commodities, Vale (VALE3) deve continuar muito forte em termos de dividendos, segundo Passos.

“Isso porque ela vem conseguindo gerar muito o caixa, controlar muito forte o preço, se beneficiando do preço do minério de ferro e vem controlando o nível de produção. Então, provavelmente ela continua com uma distribuição forte de proventos”

Para Petrobras (PETR3), vale o mesmo, segundo o analista da Ajax, que destaca que os investidores devem se atentar um pouco pelo lado de utilities e um pouco em commodities de valor.

Passos também chamou atenção para a discussão no Congresso sobre a tributação de dividendos, que é algo que o mercado deve ficar de olho e que pode representar “um aval um pouco mais forte em investimentos relacionados ao tema”.