Dividendos do Banco do Brasil (BBAS3): Por que é cedo para sonhar com payout de 50%, segundo CFO
No início do ano, o Banco do Brasil (BBAS3) deu um belo presente para o investidor, com o aumento dos dividendos distribuídos (payout) de 40% para 45%.
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Mas como nunca estão satisfeitos, investidores presentes do AGF Day, plataforma ligada ao rei dos dividendos, Luiz Barsi, questionaram o CFO do banco, Geovanne Tobias, se seria possível pensar em payout de 50% para os próximos trimestres. Para o executivo, porém, é cedo para tratar do tema por questões regulatórias do setor.
Isso porque está previsto para janeiro os ajustes relacionados ao que chamam de 4966, que é a implementação da fase 2 da Basileia 3.
“Exigirá muito capital, ajustes de provisão, mudanças de metodologia e também na perda esperada. Ainda não há uma visão clara do que isso significará em termos de impacto no capital. O capital é o coração do negócio, pois é ele que permite colocar a máquina para girar e fazer o que é necessário”, diz.
Tobias diz que o banco até estudou o impacto de elevar o payout para 50%. Porém, chegou a conclusão que o melhor era um meio-termo.
“Mantendo o conservadorismo, entendemos que 45% era um bom ajuste, enquanto 50% ainda parece alto; vamos aguardar as condições se estabilizarem”.
Preconceito com Banco do Brasil
Tobias também foi questionado sobre o desconto histórico da estatal em relação aos bancos privados. Por ser controlado pelo governo, a cada quatro anos o BB vive a expectativa de troca do comando.
“Um novo presidente que pode ser de qualquer espectro político. Está na Constituição que compete ao presidente do Brasil, como acionista controlador, indicar o presidente do Banco do Brasil. Para o investidor, isso é difícil de entender, o que afeta o valuation do Banco do Brasil”, afirma.
Apesar disso, o CFO diz que o BB possui uma forte cultura de valorizar a prata da casa, com uma governança que garante perenidade e constância, “sem mudança de rumo a cada quatro anos”. “O Banco do Brasil tem uma trajetória que foi sendo construída ao longo de gerações”.
“Essa cultura forte tem, sim, preconceito em razão de uma governança diferente. Comparar com o Itaú (ITUB4) é diferente, pois eles operam em um outro modelo, embora estejamos no mesmo mercado”.
Ele lembra também que há uma questão geográfica: enquanto o bancão é mais concentrado no Sudeste, o BB está mais espalhado.
“Vejo relatórios de analistas aplicando um desconto de 30% no preço do Banco do Brasil por conta da governança e interferência política. Então, esse valuation tem, sim, uma questão política e uma dificuldade de entendimento do nosso modelo de negócio, que atua tanto no atacado quanto no varejo e no agronegócio“, completa.