Comprar ou vender?

Dividendos: As 15 maiores pagadoras da bolsa, segundo BofA; o que vale comprar?

24 jun 2024, 15:58 - atualizado em 24 jun 2024, 19:31
juros sobre capital próprio jcp
Segundo o bancão, o IDIV apresentou desempenho superior principalmente durante os primeiros ciclos, à medida que as taxas começaram a cair e o crescimento ficou estável ou melhorando (Imagem: Getty Images)

Formar renda passiva por meio de dividendos continua sendo estratégia de muitos investidores quando o assunto é ganhar dinheiro com bolsa. Segundo estudo do Bank of America, os dividendos no Brasil (índice IDIV) superaram o Ibovespa em nove dos últimos 13 anos.

  • LEIA MAIS: 5 ações para investir agora e poder receber dividendos na sua conta nos próximos meses. Clique aqui para ver

De acordo com o bancão, o IDIV apresentou desempenho superior principalmente durante os primeiros ciclos de queda dos juros, à medida que o crescimento ficou estável ou melhorou.

Isso, inclusive, vai contra o entendimento comum do mercado, que diz que as estratégias de dividendos apresentam um desempenho superior em momentos de crise.

Não só isso. Na maioria das vezes, o IDIV também superou as small caps, pequenas empresas em capitalização com grande potencial de alta, e até mesmo as taxas fixas de 1 ano no Brasil.

“Os rendimentos de dividendos tiveram um desempenho superior em 2024 até agora e a história sugere que poderão continuar a superar o IBOV do ponto de vista da avaliação”, destacam.

Dividendos: As maiores

E aproveitando a deixa, o Bank of America divulgou tabela com os maiores dividendos yield projetados para os próximos 12 meses.  Apesar disso, não são todas que possuem recomendação de compra.

“Nossa seleção tem nomes que variam de aproximadamente 8% a 15% de rendimentos de dividendos para 2025, principalmente em finanças, materiais, telecomunicações e serviços públicos”, explicam.

Para o banco, as estratégias de dividendos podem ser uma opção para aqueles que não querem sincronizar o mercado no ambiente atual, onde as taxas locais ainda deverão diminuir, mas as expectativas permanecem incertas.

“Em nosso portfólio na América Latina, temos exposição a pagadores de dividendos, mas também adicionamos mais beta, pois somos mais construtivos do que o consenso sobre a atividade e nossa taxa Selic terminal abaixo do consenso de 9% em 2025”, completam.

Veja na tabela abaixo:

Empresa Ticker Recomendação Dividend Yield (%)
Bradespar BRAP4 Undeperform* 15.7
Banrisul BRSR6 Neutral 13.4
Metal Leve LEVE3 Sem cobertura** 15.2
Banco do Brasil BBAS3 Compra 11.8
JHSF JHSF3 Compra 11
Taesa TAEE11 Neutral 10.6
BB Seguridade BBSE3 Neutral 10.4
Metalurgica Gerdau GOUA3 Neutral 9.9
Vivo VIVT3 Compra 9.5
Marcopolo POMO3 Sem cobertura 9.4
Cury CURY3 Compra 8.5
Vale VALE3 Neutro 9.4
Caixa Seguridade CXSE3 Compra 8.9
Itaúsa ITSA4 Sem cobertura 8.9
Petrobras PETR3 Neutral 8.7

*equivalente à venda
**sem cobertura do BofA

Editor-assistente
Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, cobre mercados desde 2018. Ficou entre os 50 jornalistas +Admirados da Imprensa de Economia e Finanças das edições de 2022 e 2023. É editor-assistente do Money Times. Antes, atuou na assessoria de imprensa do Ministério Público do Trabalho e como repórter do portal Suno Notícias, da Suno Research.
Linkedin
Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, cobre mercados desde 2018. Ficou entre os 50 jornalistas +Admirados da Imprensa de Economia e Finanças das edições de 2022 e 2023. É editor-assistente do Money Times. Antes, atuou na assessoria de imprensa do Ministério Público do Trabalho e como repórter do portal Suno Notícias, da Suno Research.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.