BusinessTimes

Dividendos: Apenas 8 ações valem a pena em outubro, segundo a Empiricus Investimentos; confira

10 out 2022, 12:28 - atualizado em 10 out 2022, 12:28
Tegma TGMA3 Empiricus Investimentos dividendos melhores ações
Destaque: Tegma pode gerar retorno de dividendos de 7% no ano que vem, segundo a Empiricus Investimentos (Imagem: Tegma/Divulgação)

Esqueça a mania dos analistas de listarem dez ações para comprar. Essas listas viraram um clichê do mercado e, às vezes, para preenchê-las, eles recorrem a papéis que não são brilhantes. Por isso, a Empiricus Investimentos indicou apenas oito ações para quem busca bons dividendos em outubro.

Sergio Oba e Raphael Bueno, que assinam o relatório de recomendações, afirmam que as empresas foram escolhidas para “atender plenamente os requisitos para compor um portfólio de verdadeiros investidores de dividendos: aqueles focados no longo prazo, na busca pela ‘paz de espírito’ — além de níveis de retorno superiores no longo prazo, obviamente, ajudados pelos reinvestimentos dos dividendos recebidos.”

Dividendos: o que faz uma boa pagadora?

A dupla acrescenta que, para compor o portfólio de melhores pagadoras de dividendos deste mês, foram considerados diversos requisitos, como “companhias maduras inseridas em grandes mercados, incumbentes e líderes, de qualidade, sólidos balanços, com claras vantagens competitivas e fortes barreiras de entrada, modelo de negócio resiliente, inseridas em setores de fortes tendências seculares e estabilidade de margens, altos níveis de liquidez de suas ações e boa margem de segurança (níveis de valuation e carrego).”

A novidade deste mês é o acréscimo da operadora logística Tegma (TGMA3). Para Oba e Bueno, “a combinação de múltiplos comprimidos em ponto baixo de ciclo é um fenômeno raro que não pode ser ignorado. Assumindo a retomada e estabilidade de participação de mercado (ao redor dos atuais 25%), vemos a TGMA entregando resultados significativamente superior ao esperado (Ebitda na casa de 60% superior) e comprimindo, ainda mais, os múltiplos.”

E como isso se refletirá na distribuição de proventos aos acionistas? A Empiricus Investimentos explica que, “do lado dos dividendos, o histórico de remuneração dos acionistas é amplo e robusto, fruto do seu perfil de geração de caixa livre: seu modelo de negócios é asset light, resiliente e com baixa intensidade de capital investido – nos preços atuais, o DY [dividend yield, ou retorno de dividendos] estimado para 2023 é de 7%.

Veja as oito ações para quem busca bons dividendos em outubro, segundo a Empiricus Investimentos.

Empresa Código DY 22* (%) DY 23* (%)
Alupar ALUP11 5,8 7,5
Ambev ABEV3 3,7 4,6
Auren AURE3 3,5 7,3
BB Seguridade BBSE3 8,5 9,8
Itaú Unibanco ITUB4 3,5 5
Kepler Weber KEPL3 4,3 4,1
Odontoprev ODPV3 4,6 7,2
Tegma TGMA3 5,2 6,9
*dividend yield estimado

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

 

 

 

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Diretor de Redação do Money Times
Ingressou no Money Times em 2019, tendo atuado como repórter e editor. Formado em Jornalismo pela ECA/USP em 2000, é mestre em Ciência Política pela FLCH/USP e possui MBA em Derivativos e Informações Econômicas pela FIA/BM&F Bovespa. Iniciou na grande imprensa em 2000, como repórter no InvestNews da Gazeta Mercantil. Desde então, escreveu sobre economia, política, negócios e finanças para a Agência Estado, Exame.com, IstoÉ Dinheiro e O Financista, entre outros.
marcio.juliboni@moneytimes.com.br
Linkedin
Ingressou no Money Times em 2019, tendo atuado como repórter e editor. Formado em Jornalismo pela ECA/USP em 2000, é mestre em Ciência Política pela FLCH/USP e possui MBA em Derivativos e Informações Econômicas pela FIA/BM&F Bovespa. Iniciou na grande imprensa em 2000, como repórter no InvestNews da Gazeta Mercantil. Desde então, escreveu sobre economia, política, negócios e finanças para a Agência Estado, Exame.com, IstoÉ Dinheiro e O Financista, entre outros.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar