Carteira Recomendada

Dividendos: Ágora inclui Vale (VALE3) em carteira que busca retornos de até 10,2%; confira

28 fev 2024, 8:49 - atualizado em 28 fev 2024, 8:49
dividendos
Ações da Vale passam a compor carteira recomendada de dividendos da Ágora (Imagem: Pixabay)

Ágora Investimentos realizou apenas uma troca em sua carteira recomendada de dividendos para o mês de março. Engie (EGIE3) deixa o portfólio para dar lugar a Vale (VALE3).

Conforme os analistas da corretora, a mineradora conta com dividend yield estimado para 2024 que parece mais convidativo. Apesar da troca, destacam que o Beta (medida de risco) da carteira permaneceu estável em 0,7.

Os analistas apontam que, em geral, a empresa apresentou resultados fortes e impulsionados do quarto trimestre de 2023, principalmente, pelo desempenho operacional e a sólida geração de caixa.

“Assim, e após os resultados, reafirmamos a presença das ações da Vale em nossa carteira. Vemos riscos limitados de queda para os preços do minério de ferro, uma vez que a falta de nova oferta deve tornar a trajetória das cotações menos dependente dos impulsionadores da demanda”, avaliam.

Nos cálculos da Ágora, VALE3 está negociando a 3,6x o múltiplo EV/Ebtida para 2024, o que destacam como um desconto substancial em relação aos seus pares (25% frente a média histórica de 15%).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desempenho do portfólio

Em fevereiro, até o dia 27, a seleção teve alta de 5,7%, enquanto o Ibovespa subiu 3,1%. “Ressaltamos a expectativa de retorno médio via dividendos de 6,5% para 2024 (medido pelo dividend yield médio da carteira)”, diz a corretora.

A carteira da Ágora é composta por cinco ativos, com foco na maior previsibilidade do fluxo de caixa gerado pelas empresas de sua composição, sendo a mais indicada para o investidor com perfil conservador, mas que tolere os riscos do investimento em renda variável.

Veja as ações indicadas pela Ágora para buscar dividendos

Empresa Ticker Dividend Yield 2024
BB Seguridade BBSE3 10,2%
CCR CCRO3 3,6%
Vale VALE3 8,5%
Itaúsa ITSA4 3,3%
Vivo VIVT3 7,0%