Eleições 2022

Dividendos brutais da Petrobras (PETR4) em risco? Ações e FIIs podem ter dividendos taxados com apoio de Lula e Bolsonaro; ideia está avançada no Congresso e pode atacar sua estratégia de renda extra em 2023 – veja como se preparar

30 set 2022, 10:00 - atualizado em 29 set 2022, 10:58
petrobras lula bolsonaro eleição dividendos
(Imagem: Montagem Julia Shikota/Shutterstock)

O Brasil é um dos poucos países onde investidores não pagam Imposto de Renda (IR) sobre dividendos. A isenção vem desde 1995, no governo Fernando Henrique Cardoso, com a justificativa de que essa política ajudaria a capitalizar empresas.

Acontece, porém, que, embora essa discussão sobre a volta da taxação venha de tempos em tempos, ela está cada vez mais forte ultimamente, sobretudo após a pandemia, quando governos aumentaram a necessidade de arrecadação. 

Nessas eleições, um fato em especial chama atenção: com o projeto avançado no congresso, todos os quatro principais candidatos à presidência (Lula, Bolsonaro, Ciro Gomes e Simone Tebet) defendem a volta da taxação de dividendos.

Aliás, o assunto, ancorado na reforma do imposto de renda, já foi aprovado na Câmara e tudo indica que será apreciada no Senado já em 2023. No que depender do presidente que assumirá no ano que vem, a tributação vai passar.

E daí vem o risco de a sua estratégia de dividendos receber um balde de água fria, afinal, grandes pagadoras de dividendos, como a Vale (VALE3) e Petrobras (PETR4) – dona de um dos maiores dividendos do mundo -, podem ser afetadas por uma medida dessa. 

É por isso que o portal Seu Dinheiro, parceiro do Money Times, preparou um material exclusivo, completo e gratuito (libere aqui) sobre o que esperar dessa possível mudança, como a bolsa pode se comportar e as ações que podem se esquivar desse cenário.

Você pode liberar neste link ou no botão abaixo. Mas, se preferir, trazemos abaixo uma palhinha do que pode acontecer. 

VEJA AS AÇÕES QUE SE ESQUIVAM DESSE RISCO E VEJA COMO SE PREPARAR PARA ESSA SITUAÇÃO

Na visão da analista Larissa Quaresma, as boas pagadoras de dividendos passarão a se comportar, do ponto de vista tributário, da mesma forma que as empresas de crescimento — ou seja, não haverá mais benefícios fiscais para as geradoras de renda extra da bolsa

Assim, na visão dela, um tipo específico de ações em crescimento se destaca neste cenário. Quatro delas, em especial, podem sair ganhando. 

É por isso que, mais uma vez, reforçamos o convite: pegue o seu e-book gratuito através deste link e veja como se preparar para o que pode estar por vir em 2023. 

EU QUERO RECEBER ESSE MATERIAL GRATUITO AGORA

caio.nascimento@mmakers.com.br