Empresas

Dividendos: 5 ações para ter na carteira em junho, com rendimentos de até 24%

09 jun 2024, 9:51 - atualizado em 09 jun 2024, 9:51
dividendos ações
Entre as ações presentes na carteira mensal de dividendos da CM Capital, destaque para o Banco do Brasil; confira(Imagem: Getty Images Signature/Canva Pro)

A CM Capital divulgou sua carteira recomendada para os investidores que pensam em embolsar dividendos no mês de junho.

Segundo a casa, o objetivo da carteira é trazer ações de empresas que são boas pagadoras de dividendos. Desta forma, eles observam não só a taxa que a empresa paga de dividendos (dividend yield), como também métricas como crescimento dos dividendos, lucro líquido, Payout e outras, com o benchmark da carteira sendo o IDIV.

Sendo assim, entre as ações que compõem a carteira, estão:

Empresa Ticker Dividend Yield (2024)
Metalúrgica Gerdau GOAU4 13,40%
Banco do Brasil BBAS3 8,45%
Metal Leve LEVE3 24,88%
Bradespar BRAP4 14,88%
BrasilAgro AGRO3 12,61%

Por dentro das ações escolhidas pela CM Capital

Metalúrgica Gerdau (GOAU4)

No cenário macroeconômico atual, ações como a GOAU4 se destacam como boas alternativas para a carteira, visto que a empresa tem forte geração de caixa e é pouco alavancada. Esta sobra de caixa permite uma maior destinação de recursos para o pagamento de dividendos.

Apesar da entrada do aço chinês estar prejudicando as receitas, a venda da participação nas joint-ventures Diaco e Gerdau Metaldom podem aumentar os dividendos que serão pagos em 2024.

Banco do Brasil (BBAS3)

Banco do Brasil tem um histórico de bom pagamento de dividendos. O banco pagou mais de R$ 2,4 bilhões em proventos a seus acionistas, referentes aos ganhos registrados no quarto trimestre de 2023.

Vale mencionar, o conselho de administração do Banco do Brasil aprovou uma nova proposta para aumentar o seu payout de 40% para 45% no exercício de 2024, por isso vale a pena ter BBAS3 na carteira.

Além disso, seus múltiplos (P/VPA e P/L) ainda se encontram muito descontados mostrando que ainda dá espaço para valorização das ações.

Metal Leve (LEVE3)

Metal Leve, uma fabricante de autopeças, é reconhecida como uma das melhores pagadoras de dividendos no Brasil.

Ela tem um histórico muito positivo de distribuição de proventos, com um dividend yield (DY) de pelo menos 20%, tem mantido um alto nível de payout, crescimento das receitas e lucros nos últimos 5 anos e bons níveis de rentabilidade (ROIC 36% e ROE 45,7%)

Bradespar (BRAP4)

A Bradespar possui 3,8% de participação na Vale (VALE3), com diversas métricas melhores na Bradespar. Dentre elas, a CM cita o P/L mais baixo que da Vale, assim como P/VP e EV/EBITDA também menores.

Já sua taxa de dividendos sobre o preço é maior na Bradespar. Além disso, a companhia tem um payout bastante estável ficando em 49,54% no ano de 2023.

BrasilAgro (AGRO3)

Em 2024, a BrasilAgro tem se destacado como uma das boas pagadoras de dividendos. A empresa vem mantendo um bom nível de payout, superior ao que está no estatuto da empresa.

Apesar no prejuízo no último trimestre disponibilizado a empresa projeta dividend yield de 12% para 2024. Além disso, o nível de dividendo é bastante regular e estável nos últimos anos.

 

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Formado em Jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu. Atua como repórter no Money Times desde março de 2023. Antes disso, trabalhou por pouco mais de 3 anos no Canal Rural, onde atuou como editor do Rural Notícias, programa de TV diário dedicado à cobertura do agronegócio. Por lá, também participou da produção e reportagem do Projeto Soja Brasil e do Agro em Campo. Em 2024, ficou entre os 80 jornalistas + Admirados da Imprensa do Agronegócio.
pasquale.salvo@moneytimes.com.br
Linkedin
Formado em Jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu. Atua como repórter no Money Times desde março de 2023. Antes disso, trabalhou por pouco mais de 3 anos no Canal Rural, onde atuou como editor do Rural Notícias, programa de TV diário dedicado à cobertura do agronegócio. Por lá, também participou da produção e reportagem do Projeto Soja Brasil e do Agro em Campo. Em 2024, ficou entre os 80 jornalistas + Admirados da Imprensa do Agronegócio.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar